Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
🚨 A prévia da inflação oficial do Brasil, o IPCA-15 de outubro, será divulgada nesta sexta-feira (24), às 9h (horário de Brasília), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o mercado projeta alívio na taxa mensal e anual do índice.
A expectativa mediana, segundo levantamento do Broadcast, aponta para uma alta de 0,24% na inflação do mês — uma desaceleração frente ao avanço de 0,48% observado em setembro.
Com isso, a inflação acumulada em 12 meses também deve recuar, passando de 5,32% para 5,00%.
O principal fator de desaceleração no índice de outubro deve ser o grupo de habitação, com destaque para o subitem energia elétrica residencial, que tende a registrar deflação.
Esse alívio é atribuído à troca da bandeira tarifária — de vermelha patamar 2 para vermelha 1 — e ao fim dos efeitos de bonificações aplicadas na conta de luz, como o bônus de Itaipu.
Com isso, o impacto negativo sobre o IPCA-15 pode ser relevante, dado o peso do item energia na composição do índice.
➡️ Leia mais: Caixa lança sua própria bet e mira faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2026
Apesar do alívio com energia, o mercado prevê pressão em alguns grupos de serviços, tradicionalmente mais resistentes à desinflação. Entre os principais vetores de alta estão:
Esse movimento deve manter os núcleos da inflação (ou serviços subjacentes) em trajetória de elevação, o que pode pesar na leitura qualitativa do IPCA-15, mesmo com a desaceleração nominal.
No grupo de transportes, o item passagens aéreas deve voltar a subir, após o recuo recente.
A mesma lógica vale para o grupo cultura e recreação, especialmente após o fim das promoções da Semana do Cinema, que impulsionaram descontos temporários nas entradas de cinema em setembro.
➡️ Leia mais: Caixa pode vender mais ações da Caixa Seguridade (CXSE3) para atrair o mercado
A análise da equipe econômica do PicPay estima uma inflação levemente acima do consenso, em 0,28%, indicando uma leitura menos benigna do ponto de vista qualitativo.
Ainda assim, o banco considera o balanço de riscos mais positivo, em razão do comportamento recente do câmbio e da expectativa de novas quedas nos preços dos combustíveis.
Segundo a instituição, o efeito do reajuste dos combustíveis da Petrobras (PETR4), anunciado esta semana, ainda não será capturado nesta leitura, mas deve aparecer no IPCA-15 de novembro.
📈 O PicPay mantém viés de baixa para a inflação de 2025, cuja estimativa está atualmente em 4,6%.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?