Inter (INBR32) lidera ranking de reclamações do BC no 2º tri

Bradesco e Mercado Pago completam o "top 3" dos bancos mais reclamados no trimestre.

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Publicado em 24/07/2025 às 16:18h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 24/07/2025 às 16:18h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Irregularidades no cartão de crédito foram o principal motivo da queixas apresentadas contra o Inter (Imagem: Shutterstock)
Irregularidades no cartão de crédito foram o principal motivo da queixas apresentadas contra o Inter (Imagem: Shutterstock)

O Inter (INBR32) ultrapassou o Bradesco (BBDC4) e assumiu a liderança do ranking de reclamações do setor financeiro no segundo trimestre de 2025, segundo o BC (Banco Central).

🏦 O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as instituições mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.

O Inter, por exemplo, assumiu a primeira posição do ranking ao ver seu índice de reclamações saltar de 62,14 para 84,87 entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano.

O número representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de cliente. Ou seja, as reclamações em que foram verificados indícios de descumprimento de lei ou da regulamentação do Banco Central.

💳 Com cerca de 38 milhões de clientes, o Inter foi alvo de 3.239 reclamações procedentes no segundo trimestre. As queixas dizem respeito, sobretudo, ao cartão de crédito, à central de atendimento e ao crédito consignado do banco digital.

A última vez que o Inter havia ficado na dianteira do ranking de reclamações do BC foi no primeiro trimestre de 2024. No restante do ano passado, o ranking foi liderado pelo PagSeguro (PAGS34). Já no primeiro trimestre deste ano, o banco mais reclamado foi o Bradesco.

Veja o ranking de reclamações do BC do 2T25:

Principais reclamações

De acordo com o BC, problemas no cartão de crédito, no serviço de atendimento e no crédito foram as principais queixas dos clientes bancários no segundo trimestre deste ano. Veja as queixas mais comuns:

  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
  • Insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Central de Relacionamento;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado;
  • Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais;
  • Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada.

INBR32

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