Gusttavo Lima quer concorrer à Presidência da República em 2026
Cantor disse que "o Brasil precisa de alternativas" e acha que pode ajudar.

O xadrez eleitoral de 2026 ganhou uma nova peça. É que o cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou a intenção de se candidatar à Presidência da República nas próximas eleições.
🎤 "Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026", disse Gusttavo Lima, em entrevista ao portal "Metrópoles".
Na entrevista, o cantor disse que "o Brasil precisa de alternativas" e que está "cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar".
"Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios", afirmou, defendendo também a desburocratização do país.
Apoiador de Bolsonaro
Gusttavo Lima é um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ainda não é filiado a nenhum partido político.
Segundo o jornal "O Globo", o cantor já teria conversado com o PL (Partido Liberal), de Bolsonaro. Contudo, mirava o Senado na época.
Bolsonaro está inelegível até 2030. Contudo, segue demonstrando a intenção de concorrer novamente à presidência. Por isso, parece pequena a chance de o PL receber alguém que possa dividir as atenções com o ex-presidente.
🗣️ Gusttavo Lima disse ao "Metrópoles" que vai conversar com os grupos que apoiam os seus planos de entrar para a política. Além disso, tentou afastar a divisão entre direita e esquerda.
"Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população", afirmou.
O cantor disse ainda que, embora nunca tenha ocupado nenhum cargo político, conhece muita gente e montou muitas empresas. Por isso, sabe "como fazer para a roda girar".
Ele também foi investigado recentemente por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de empresas de apostas online, as bets. A investigação, no entanto, foi arquivada em dezembro por falta de provas.
Leia também: Governo divulga lista de bets com permissão para atuar no Brasil; confira
Lula na liderança
Entre os aliados de Bolsonaro que aparecem como potenciais candidatos em 2026, estão Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União), que também é amigo de Gusttavo Lima. Após as eleições municipais de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) também entrou na lista.
Do lado da esquerda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal nome, apesar dos recentes problemas de saúde. Entre as alternativas, estariam Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSB).
📊 Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 12 de dezembro de 2024, Lula lidera em todos os cenários em que aparece no segundo turno das eleições presidenciais de 2026.
O levantamento mostrou o atual presidente com 51% das intenções de voto em uma eventual disputa contra Bolsonaro, que teria 35%. Lula ainda ganharia contra Tarcísio (52 x 26) e Caiado (54 x 20).
Haddad também apareceu na frente de Tarcísio (44 x 25) e de Caiado (45 x 19) na última pesquisa Datafolha.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar