Governo quer Imposto de Renda menor para Day Trade, diz jornal

O Globo destaca que PL pode alterar alíquota e faixa de isenção do IR para atividade

Author
Publicado em 28/03/2024 às 15:00h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 28/03/2024 às 15:00h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana

Nos próximos dias, o governo federal planeja encaminhar ao Congresso um projeto de lei que diminui a alíquota de Imposto de Renda nas operações Day Trade.

A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (28), destacando que a expectativa é a redução dos atuais 20% para 15%. A correção só seria feita nas operações realizadas na bolsa de valores que começam e terminam no mesmo dia.

Responsável pela elaboração do PL, o Ministério da Fazenda também quer aumentar a faixa de isenção para negociações de no mínimo R$ 60 mil. Atualmente, as somas maiores de R$ 20 mil são tributadas.

Leia também: Ieprev solicita ao STF limitações sobre revogação da “revisão da vida toda”

Ainda segundo a reportagem, o projeto de lei pode também alterar a periodicidade dos pagamentos, que hoje acontecem mensalmente. Se aprovada a mudança, os desembolsos ao Fisco passariam a ser trimestrais.

Com as mudanças, a ideia é incentivar as negociações feitas na bolsa de valores por dia, além de estimular a atividade de Day Trade no país. Esse entendimento vai na contramão da legislação atual, que tem o objetivo de desestimular operações curtas.