Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
O governo federal elevou a projeção de crescimento da economia brasileira em 2024, de 2,5% para 3,2%. Contudo, também vê a inflação acelerando, ao ponto de fechar o ano em 4,25%.
📈 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia dito que a projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2024 subiria para perto de 3%. A estimativa oficial, contudo, só foi confirmada nesta sexta-feira (13), com a publicação do Boletim Macrofiscal da SPE (Secretaria de Política Econômica).
No boletim, a SPE explica que a revisão considera o crescimento de 1,4% do PIB no segundo trimestre. Afinal, o resultado superou as expectativas do governo e do mercado.
Além disso, o governo vê um cenário melhor para os principais setores da economia brasileira, com os serviços avançando 3,3% e a indústria, 3,4%, ante projeções de crescimento de 2,8% e 2,6%, respectivamente.
Já para a agropecuária, a perspectiva é de uma queda de 1,9%. O dado, no entanto, é melhor do que o previsto anteriormente (-2,5%). Isso porque o governo reduziu a projeção para a produção de soja neste ano, mas melhorou a expectativa para as colheitas de milho, algodão e cana-de-açúcar.
A perspectiva de uma alta de 3,2% do PIB em 2024, no entanto, também prevê um "ritmo inferior" de crescimento daqui para a frente.
Para o terceiro trimestre, por exemplo, a expectativa do governo é de uma alta de 0,6% do PIB, na comparação com o trimestre anterior.
Já para 2025, o governo reduziu a estimativa de crescimento do PIB, de 2,6% para 2,5%. A revisão leva em conta a perspectiva de um novo ciclo de alta da taxa Selic.
Leia também: “Prévia do PIB”: IBC-Br recua 0,4% em julho
Na avaliação da Fazenda, a expansão dos investimentos e da indústria podem mitigar o impacto da alta dos juros no próximo ano.
"Em 2025, além disso, a expectativa é que tanto o setor agropecuário como o setor externo voltem a contribuir de maneira positiva para o crescimento, refletindo melhores condições climáticas, novo recorde para a safra de grãos e ampliação de mercados com a transformação ecológica", acrescenta o Boletim Macrofiscal.
💲 O maior crescimento do PIB, no entanto, deve ser acompanhado por uma inflação mais forte em 2024, segundo as estimativas do governo.
No Boletim Macrofiscal, a SPE elevou de 3,90% para 4,25% a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2024.
A projeção se aproximou, portanto, do teto da meta de inflação, que é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.
De acordo com a SPE, o dado considera o efeito do dólar alto nos preços, a manutenção da bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica até o final do ano e o reajuste do piso mínimo para os preços de cigarro.
Já para 2025, a estimativa de inflação do governo subiu de 3,3% para 3,4%. "Em 2025, o processo de desinflação deverá continuar, com desaceleração dos preços livres e monitorados", afirma o Boletim Macrofiscal.
As novas projeções do governo são melhores que do as do mercado, segundo o último Boletim Focus.
Enquanto o Executivo vê o PIB crescendo 3,2% e o PIB avançando 4,25% em 2024, o mercado projeta uma alta de 2,68% da economia e de 4,30% da inflação brasileira neste ano.
Para o próximo ano, o mercado estima um PIB de 1,90% e um IPCA de 3,92%, contra as projeções de 2,5% e 3,4% do governo, respectivamente.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?