Nova malha da Gol (GOLL4) terá quase 1 milhão de assentos para o exterior
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
✈️ A Gol Linhas Aéreas (GOLL4) encerrou o último trimestre de 2024 com um resultado nada animador: um prejuízo líquido de R$ 5,1 bilhões.
O número chama atenção não apenas pelo montante, mas pela variação anual expressiva — trata-se de um salto de mais de quatro vezes (365,9%) em relação ao prejuízo registrado no mesmo período de 2023, que foi de R$ 1,09 bilhão.
O desempenho negativo foi puxado, principalmente, pela alta nos custos operacionais e pelas despesas financeiras, que ganharam mais peso no balanço da empresa.
Mesmo diante desse cenário desafiador, a companhia apresentou evolução em algumas métricas operacionais e reafirmou projeções otimistas para 2025.
Um dos destaques positivos no trimestre foi o Ebitda recorrente (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que totalizou R$ 1,89 bilhão — crescimento de 17,2% na comparação anual.
A margem Ebitda também avançou e chegou a 34,3%, alta de 2,2 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023.
Na linha de receita, a companhia registrou crescimento de 9,5%, com faturamento líquido de R$ 5,52 bilhões entre outubro e dezembro de 2024.
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Por outro lado, o endividamento bruto da Gol seguiu em trajetória ascendente e atingiu R$ 34,7 bilhões no fim de 2024 — um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O avanço se deve, em grande parte, à desvalorização do real frente ao dólar e à incorporação do empréstimo DIP Loan, que representa R$ 5,5 bilhões da dívida total.
A alavancagem financeira medida pela relação entre dívida líquida ajustada e Ebitda recorrente dos últimos 12 meses ficou em 6,1 vezes, refletindo a pressão do endividamento no contexto financeiro da companhia.
O caixa total somava R$ 2,5 bilhões no fechamento do ano, e, ao incluir os valores a receber, a liquidez somava R$ 5,6 bilhões — equivalente a 29,5% da receita dos últimos 12 meses.
📈 Apesar do prejuízo elevado, a Gol mantém uma visão confiante para 2025. A empresa projeta receita líquida entre R$ 22,1 bilhões e R$ 22,7 bilhões neste ano, e espera alcançar um Ebitda recorrente entre R$ 5,7 bilhões e R$ 5,9 bilhões.
Essas estimativas consideram um dólar médio de R$ 6,04 em 2025 — um nível elevado que pode beneficiar a receita vinda de passagens internacionais, mas que também impõe desafios no controle de custos, já que boa parte das despesas do setor aéreo é dolarizada.
O balanço da Gol reflete um cenário duplo: de um lado, as dificuldades com o câmbio, o aumento da dívida e as despesas financeiras pressionando o resultado líquido.
De outro, uma melhora operacional que pode ser vista no avanço da margem Ebitda e no crescimento da receita.
A aposta da empresa está no equilíbrio entre eficiência operacional e estratégias financeiras mais sólidas ao longo de 2025.
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
Serviço será realizado entre SP e Caracas quatro vezes por semana.
A empresa também anunciou a conclusão do seu processo de restruturação financeira nos EUA.
Investidores já haviam embolsado ganhos de capital de quase +70% nos últimos 30 dias, se antecipando ao fato.
Após a saída do Chapter 11, a empresa projeta uma posição de liquidez sólida, em torno de US$ 900 milhões.
Empresa deve deixar o Chapter 11, nos EUA, em junho
O plano de reorganização judicial da companhia foi aprovado nesta terça-feira (20) por um tribunal de Nova York, nos EUA.
Financiamento deve cobrir os custos da recuperação judicial, além de garantir capital de juro para operações futuras.
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