Geração Alpha: conheça a geração dos nascidos entre 2010 e 2024

Com quase dois bilhões de integrantes, esta deve ser a maior geração da história a partir de 2025

Author
Publicado em 02/01/2024 às 16:31h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 02/01/2024 às 16:31h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
Geração Alpha é marcada pela alta conectividade (Shutterstock)
Geração Alpha é marcada pela alta conectividade (Shutterstock)

Já ouviu falar na Geração Alpha? Pois fique atento a este termo, porque esta promete ser a maior geração da história da humanidade até então e os seus últimos membros vão nascer neste ano de 2024.

👶 O termo Geração Alpha foi cunhado pelo demógrafo e pesquisador australiano Mark McCrindle para designar a geração nascida entre os anos de 2010 e 2024. Isto é, os filhos dos Millenials, ou Geração Y, nascidos entre 1980 e 1994.

Segundo os cálculos de McCrindle, cerca de 2,7 milhões de crianças da Geração Alpha nascem a cada semana no mundo. Por isso, essa geração contará com quase dois bilhões de integrantes a partir de 2025, quando outra geração começará a ser construída, já chamada de Geração Beta.

Geração conectada

Além de ser a maior geração da história da humanidade até então, a Geração Alpha é marcada pela conectividade. São crianças que crescem envoltas por tecnologia e aptas a navegar por diversos devices. São os chamados nativos digitais ou "era da tela".

🤳 Vale lembrar ainda que a geração Alpha é a primeira nascida inteiramente no século XXI. Além do mais, esta geração teve início em 2010, isto é, no mesmo ano de lançamento do iPad e da criação do Instagram. Foi em 2010, por sinal, que a palavra do ano foi App.

"A Geração Alfa é a geração mais dotada materialmente de todos os tempos, a geração com maior conhecimento tecnológico de todos os tempos e desfrutará de uma vida útil mais longa do que qualquer geração anterior", comentou McCrindle, em artigo publicado no site da sua organização.

Futuro do consumo

Nativos digitais, os Alphas passam boa parte do dia conectados e, consequentemente, expostos a uma infinidade de informações. Por isso, devem desenvolver hábitos de consumo ainda mais digitais e diversificados que os atuais. Especialistas dizem, então, que as marcas devem começar a olhar para esse público.

🪙 McCringer, por exemplo, lembra que os primeiros Alphas entrarão na idade adulta já a partir de 2029. Ele calcula ainda que esta geração já deve ter movimentado US$ 5,46 trilhões até então. "Isto significa que as organizações devem pensar hoje no consumo do futuro na Geração Alpha", comentou.

Leia também: Vendas de carros elétricos: BYD supera Tesla no 4° tri de 2023