Fim dos balanços trimestrais? Trump lança proposta para empresas da bolsa

Presidente compara modelo dos EUA ao da China e pede relatórios semestrais.

Author
Publicado em 15/09/2025 às 11:15h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 15/09/2025 às 11:15h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
Wall Street é a região que concentra as maiores empresas do mundo (Imagem: Shutterstock)
Wall Street é a região que concentra as maiores empresas do mundo (Imagem: Shutterstock)

Em publicação nas redes sociais, o presidente Donald Trump sugeriu que as empresas listadas na bolsa de valores devem deixar de publicar seus relatórios trimestrais. Ele destacou que o fim da obrigatoriedade pode fazer com que as companhias economizem dinheiro e permita que os gestores foquem na gestão dos negócios. 

“As empresas e corporações não deveriam mais ser obrigadas a reportar, trimestralmente, mas sim a reportar em uma base de seis meses”, escreveu ele. “Isso economizará dinheiro e permitirá que os executivos se concentrem na administração adequada de suas empresas”, continuou.

Trump também aproveitou o post para fazer um comparativo com as regulamentações do mercado chinês sobre o assunto. “A China tem uma visão de 50 a 100 anos para gestão de uma empresa, enquanto nós administramos as nossas com base trimestral? Não é bom!”, continuou. 

Leia mais: Tesla (TSLA34) dispara na bolsa, após Musk comprar US$ 1 bi em ações

Tanto nos Estados Unidos como no Brasil, as empresas da bolsa são obrigadas por lei a prestarem informações financeiras aos investidores no intervalo de três meses. Desta forma, publicam documentos com dados sobre lucros, prejuízos, receitas e até eventuais mudanças contábeis que foram realizadas no intervalo do trimestre anterior.

Para que os relatórios deixem de ser publicados, é preciso que os órgãos que regulamentam o mercado de capitais criem uma nova regra para os documentos. No caso dos EUA, a responsabilidade está nas mãos da SEC, enquanto no Brasil está com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Em seu mandato anterior, Trump já havia pedido à SEC que fizesse uma revisão no modelo de publicação do balanço. No entanto, não houve mudanças significativas na publicação dos resultados a cada três meses.