Fed deve cortar juros a partir de 2024, segundo economistas

Em julho deste ano, o Federal Reserve aumentou a taxa de juros para o seu maior nível em 22 anos

Author
Publicado em 22/09/2023 às 15:33h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/09/2023 às 15:33h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Wikimedia Commons))
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Wikimedia Commons))

O Federal Reserve (Fed) define a nova taxa de juros na próxima quarta-feira (20), segundo calendário divulgado pelo FOMC (comitê do Fed). O mercado aguarda pela interrupção do aumento da taxa de juros. Além disso, segundo economistas, o banco central norte-americano deverá reduzir os juros em cerca de um ponto percentual em 2024. As informações são da "Bloomberg" e foram publicadas nesta terça-feira (12).

Em julho deste ano, o Federal Reserve aumentou a sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, deixando-a em um intervalo de 5,25% - 5,5%. Foi o maior nível para a taxa de juros dos EUA em 22 anos, depois de uma interrupção no ciclo de alta em junho.

De acordo com a última previsão do Comitê Consultivo Econômico da Associação Americana de Banqueiros, o crescimento econômico dos EUA deve desacelerar acentuadamente nos próximos trimestres. Isso, como consequência, deverá aumentar o desemprego.

“Dado o progresso demonstrado e previsto na inflação, a maioria dos membros do comitê acredita que o ciclo de aperto do Fed chegou ao fim”, afirmou Simona Mocuta, presidente do painel de 14 membros e economista-chefe da State Street Global Advisors.

“Como consenso do comitê, as probabilidades de um pouso suave melhoraram dramaticamente no curto prazo”, disse Mocuta aos jornalistas via Zoom.

O comitê de economistas do J.P Morgan, Morgan Stanley e Wells Fargo vê as chances de uma recessão em 2024 em pouco menos de 50%.