FAB inicia missão para repatriação de brasileiros no Líbano
Avião decolou nesta quarta e deve fazer escala em Portugal para abastecer

⚔ Nas últimas semanas, as tensões aumentaram no Oriente Médio, sobretudo entre Israel e Irã. Bombardeios aéreos e terrestres foram registrados no Líbano, onde mais de 20 mil brasileiros vivem, segundo dados do Itamaraty.
Por isso, nesta terça-feira (1º), o governo brasileiro iniciou uma missão de repatriação de brasileiros, com envio do primeiro avião da Força Aérea Brasileira. A expectativa é que ao menos 3 mil pessoas deixem o país asiático com destino ao Brasil nas próximas semanas.
A operação foi batizada como “Raízes do Cedro” e contara com uma aeronave KC-30, que tem capacidade para 220 pessoas. O primeiro voo partiu do Rio de Janeiro nesta quarta (2) com destino à Beirute, mas deve realizar uma escala de abastecimento em Lisboa, capital de Portugal, tanto na ida quanto na volta.
➡️ Leia mais: Lula diz que acordo com União Europeia sai este ano “se Deus quiser”
Neste primeiro momento, a aeronave deve fazer uma pausa mais longa na Europa, na espera de um “sinal verde” do governo libanês. O órgão trabalha para criar um corredor de resgate, em que seja possível fazer o embarque de cidadãos com segurança.
A tripulação está composta por pilotos, médicos, enfermeiros e psicólogos, ainda conforme dados do Itamaraty. A rota prevista é com entrada pela norte do país, evitando a zona mais conflituosa, que é no sul, perto do Mar Mediterrâneo.
O Ministério das Relações Exteriores informou que será dada a preferência aos brasileiros que se registraram para repatriação. Além disso, crianças, mulheres, idosos e pessoas com comorbidade serão embarcadas primeiro, disse o Itamaraty.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos deixem as áreas conflagradas, sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação para voos comerciais”, disse o órgão.
A espera
Parte dos brasileiros que desejam voltar para o país não vê a hora dos voos de repatriação começarem a chegar no Oriente Médio. Uma reportagem do Correio Braziliense mostrou que Zeinab Yassine, mãe de dois filhos pequenos, é uma das cidadãs que aguardam ansiosas pela ajuda para deixar a zona de guerra.
"A expectativa é grande. Estou contando os dias para sair dessa situação de guerra. É muito complicado ver meus filhos com medo, é algo que não quero que vivam nunca mais"

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar