Ex-diretor da Oi, Frederico Siqueira é empossado como novo ministro das Comunicações
Anteriormente, governo tinha indicado Pedro Lucas para o cargo

O presidente Lula nomeou e deu posse nesta quinta-feira (24) ao novo ministro das Comunicações. O escolhido para o cargo foi Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras e filiado ao União Brasil.
📞 Siqueira é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco e também em Administração pela PUC-Rio. Além da formação inicial, ele têm capacitações em diversas áreas, como gestão de conflitos e gerenciamento de serviços de telecomunicações.
A sua principal atuação profissional foi na Oi, empresa na qual permaneceu por mais de 20 anos. Em 2018, passou a ocupar o cargo de diretor de vendas corporativas da companhia telefônica.
Em 2023, já no governo Lula, ele foi nomeado para presidir a Telebrás, empresa que está sob o crivo das Comunicações. Ele se manteve na principal cadeira da companhia até esta semana, quando foi indicado para uma sala em Brasília.
O nome de Frederico surgiu depois que Pedro Lucas (União) recuou da indicação para assumir o Ministério das Comunicações. Ele também é uma aposta do partido para manter uma cadeira na Esplanada dos Ministérios, tendo sido apoiado pelo senador Davi Alcolumbre, hoje presidente do Senado Federal.
🗣️Leia mais: Lula diz que o Brasil não pode desistir de negociar tarifas de Trump
"Recebo com orgulho e senso de responsabilidade o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações. Agradeço, profundamente honrado, pela confiança depositada em mim e aceito a missão para liderar uma pasta tão estratégica e transformadora para o país”, disse Siqueira por meio de nota.
"Minha trajetória no setor de telecomunicações, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, reforça meu compromisso com uma atuação técnica, responsável e orientada por resultados”, destacou.
Negociação
A nomeação do novo ministro vem depois de uma longa negociação nos bastidores, em decorrência da desistência de Pedro Lucas. Ele pediu desculpas a Lula, mas disse que gostaria de seguir como líder do partido na Câmara dos Deputados.
"Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados", disse Lucas. "A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil".
O Ministério das Comunicações está sem ministro efetivo desde o começo do mês, quando Juscelino Filho (União) pediu demissão após a PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciá-lo por corrupção passiva. O Ministério Pública investiga desvio de verbas parlamentares durante o seu mandato como deputado federal.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.