2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Quando se fala em ETF, a primeira coisa que vem à mente de muita gente é aquela mescla de ações. No entanto, os fundos de índices também têm outros formatos que entregam diversificação na carteira de investimentos.
Um dos modelos em alta é o ETF de renda fixa que, no Brasil, cresceu mais de 137% entre janeiro e novembro deste ano, conforme dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). No final do mês passado, o patrimônio desses ativos já era de R$ 21 bilhões.
Os ETFs de renda fixa mais escolhidos pelos investidores têm sido aqueles compostos por títulos públicos. Além de trazer segurança à carteira de investimentos, esses produtos mesclam diversos tipos de títulos, muitas vezes entregam uma valorização acima do que a compra de apenas uma opção.
Para os analistas do mercado, o sucesso da classe de investimentos nesse momento se justifica no atual cenário de juros. A Selic performa na casa de 15% ao ano, o que supera a possibilidade de variação de muitas ações ou fundos de investimentos.
Leia mais: Azul (AZUL54) lança oferta de ações de R$ 7,4 bilhões; veja detalhes
“O momento macroeconômico favoreceu os ETFs de renda fixa e enxergo um cenário parecido nos próximos anos. Possivelmente, a renda fixa continuará sendo uma fatia muito grande nas carteiras dos brasileiros e, nos ETFs, o fluxo será parecido”, afirma Cauê Mançanares, CEO da gestora Investo, em entrevista ao Valor. “Nos Estados Unidos, eles são grandes mesmo com os juros mais baixos. No Brasil, com o mercado de renda fixa sendo tão relevante, a fatia desses fundos deve ser maior do que o de renda variável”, diz.
Os investidores também têm à disposição os fundos de investimentos de renda fixa, mas duas principais vantagens fazem com que os investidores olhem para os fundos de índices. A primeira é a taxação do chamado “come-cotas” que é a antecipação do Imposto de Renda, repassada ao fisco a cada semestre; e a segunda é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que incide sobre aplicações retiradas antes de 30 dias.
Muitos ainda acreditam que o espaço dos ETFs de renda fixa na carteira de investimentos dos brasileiros deve crescer nos próximos anos. Isso porque, considerando o universo da indústria dos fundos de índices, os de renda fixa ainda são minoria.
“O assessor e o consultor que ganham uma taxa fixa alocam os clientes em produtos mais eficientes como os ETFs, independentemente de quanto recebem de comissão”, afirma Bruno Stein, diretor executivo e responsável por ETFs na Galapagos Capital. “Do ponto de vista tributário, os ETFs de renda fixa são imbatíveis, especialmente porque a oferta de papéis isentos de Imposto de Renda está diminuindo”, diz.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?