Empresário é preso em flagrante depois de mentir na CPI das Bets
Convocado como testemunha, ele foi conduzido à delegacia do Senado

Na tarde desta terça-feira (29), a Comissão Parlamentar de Inquérito das Bets determinou a prisão do empresário Daniel Pardim Tavares em flagrante. A ordem foi emitida depois que ele mentiu ao negar que conhecia uma de suas sócias.
👮♀️ O pedido foi feito pela senadora Soraya Thronicke (Podemos) -que também é relatora- e foi referendada pelos outros membros da CPI. Na sequência, o presidente do colegiado, senador Hiran Gonçalves (PP) chamou a Polícia Legislativa que levou o acusado para a delegacia do Senado Federal.
“Ele começou mentindo desde o começo, dizendo que não conhece o seu sócio. Ele mentiu mais de três ou quatro vezes, e nós demos a chance, repetimos perguntas. Ninguém constitui uma sociedade com quem você não conhece. Ele prestou o compromisso [como testemunha] de dizer a verdade naquilo que não o incriminasse. Mas ele também não pode omitir questões conhecidas... O que nós não podemos permitir é esse desrespeito dentro de uma CPI da maior casa Legislativa do país — disse a senadora, responsável pelo requerimento de convocação de Pardim.
Daniel foi à CPI na condição de testemunha, portanto, tinha a obrigação de dizer a verdade e responder às perguntas dos senadores. Para estes casos, a lei atual prevê uma detenção de dois a quatro anos de reclusão além de multa.
Pardim foi convocado por compor o quadro societário da empresa Peach Blossom River Technology, investigada por indícios de lavagem de dinheiro. Quando questionado se conhecia algum dos outros membros, o entrevistado negou.
🚨 Leia mais: Fernando Collor é preso e se torna o terceiro ex-presidente brasileiro atrás das grades
Diante disso, os parlamentares levantaram a hipótese de que ele estaria sendo usado como um “laranja”, um termo pejorativo relacionado a pessoas que emprestam seu nome para a abertura de uma empresa, sem estar necessariamente ligado ao negócio. Além desta empresa, seu também também está presente no quadro de outras, inclusive fora do país, de acordo com a CPI.
“São empresas como [as que exploram o jogo] do Tigrinho que tiveram bilhões e bilhões de reais, movimentando e criando empresas de pagamento que são as principais responsáveis pelo envio de recursos para outros países”, destacou o senador Izalci Lucas (PL) que compõe a CPI.
A CPI das Bets apura eventuais ligações das empresas de apostas virtuais com organizações criminosas. Os senadores também avaliam se as empresas estariam praticando alguma atividade ilícita.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos