2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🇯🇵 O Banco Central do Japão decidiu, nesta terça-feira (19), aumentar a taxa básica de juros para até 0,1%. Essa é a maior porcentagem em 17 anos.
Com sete votos a favor e dois contra, os membros do conselho optaram por abandonar a política de taxa de juros negativa. Até a segunda (18), a taxa para depósitos era de -0,01%.
“Voltamos a uma política monetária normal que tem como objetivo as taxas de juros de curto prazo, assim como outros bancos centrais”, disse Kazuo Ueda, presidente do BC japonês, em coletiva de imprensa.
🇧🇷 Leia também: Copom deve cortar Selic para 10,75% na Super-Quarta
“Se a tendência da inflação aumentar um pouco mais, isso poderá levar a um aumento nas taxas de curto prazo”, continuou.
Com essa mudança, o Japão deixa de ser o único país a adotar o juro negativo como regra monetária. Outros países de economia forte já testaram a ferramenta, como forma de estimular o comércio, mas abandonaram quando alcançaram os resultados.
Na prática, a mudança tem valor simbólico, já que a diferença não é tão grande, mas deve encarecer a tomada de empréstimos por consumidores e empresas. A meta anual de inflação do Japão é 2%.
No Brasil, a decisão sobre a próxima porcentagem da taxa básica de juros (Selic) deve sair nesta quarta-feira (19). A expectativa do mercado é que o Copom (Comitê de Política Monetária) corte a Selic em 0,5 p.p. para 10,75%.
🇺🇸 O mesmo vai acontecer nos Estados Unidos, onde o Fed (Federal Reserve) define se mantém ou diminui a taxa básica que hoje está entre 5,25% e 5,50%. Parte dos analistas avalia que a instituição vai seguir na linha da manutenção, dando sequência a uma ação que já foi tomada 4 vezes anteriormente.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?