Economia na Ásia deverá avançar 4,5% em 2024, segundo relatório
Apesar dos desafios econômicos externos, o relatório destaca que a economia asiática manterá uma taxa de crescimento relativamente alta.

💰 De acordo com o Relatório de Perspectivas Econômicas Asiáticas e Progresso da Integração, divulgado nesta semana pelo BFA (Fórum Boao para a Ásia), sediado na China, a economia asiática está projetada para crescer cerca de 4,5% em 2024, superando o desempenho de 2023.
Apesar dos desafios econômicos externos, o relatório destaca que a economia asiática continuará mantendo uma taxa de crescimento relativamente alta, impulsionada por um consumo robusto e políticas fiscais proativas.
O crescimento econômico do Leste asiático permanecerá em 4,3%, enquanto o Sul da Ásia verá um aumento de 5,4% para 5,8%, mantendo sua posição como a região de crescimento mais rápido. No entanto, a Ásia Central deve enfrentar uma desaceleração para 4,3%, enquanto que o Oeste deve aumentar para 3,5%.
O relatório prevê que o agregado econômico do continente representará 49% do PIB global em 2024, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação a 2023.
Em termos de comércio e investimento, a Ásia deve testemunhar uma reversão da tendência descendente em 2023, impulsionada pelo comércio digital acelerado, recuperação do turismo, avanços em acordos econômicos regionais e reestruturação das cadeias de valor.
Quanto ao emprego, o crescimento será relativamente lento nas regiões populosas do Leste e Sul da Ásia, porém a taxa de desemprego na região deve permanecer abaixo da média global.
Apesar do aumento no total de horas de trabalho semanais em empregos a tempo integral, a renda continua sob pressão considerável, aumentando a desigualdade interna nas economias asiáticas.
O relatório projeta uma diminuição adicional da pressão inflacionária na maioria das economias asiáticas em 2024, com algumas economias de baixa inflação testemunhando um aumento.
O BFA, com sua missão de promover a integração econômica na Ásia, realiza sua Conferência Anual de 26 a 29 de março, reunindo esforços para o desenvolvimento da Ásia e do mundo.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros

Brasil apostará em lítio, terras raras e minerais focados na descabonização
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda

Selic a 14,25% ameaça lucros em 2025? Veja setores e ações na B3 mais prejudicados
Analistas do BTG Pactual calculam quais serão os possíveis impactos financeiros às empresas brasileiros com taxa de juros tão elevada

Renda fixa como vantagem para aluguel e empréstimos? Conheça o TD Garantia
Tesouro Direto, B3 e Banco Central se unem para promover patrimônio dos investidores em títulos públicos como fiança; entenda

LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda

A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.

Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar