21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O mandato de dois diretores do Banco Central termina no próximo dia 31 de dezembro. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (24) em edição do Diário Oficial da União.
Indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Diogo Guillen (diretor de política econômica) e Renato Gomes (organização do sistema financeiro e resolução) terminam um período de quatro anos na autarquia e não devem ser reconduzidos ao cargo. O governo federal ainda não indicou os nomes que devem substituílos.
Com isso, a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que vai definir o primeiro movimento dos juros no ano, pode contar com dois votos a menos. O evento está marcado para os dias 27 e 28 de janeiro de 2026, conforme cronograma do BC.
Leia mais: Focus: Mercado eleva projeção para a Selic em 2026 e 2028
De acordo com regra da legislação brasileira, depois de indicados pelo presidente da República, os novos diretores do BC devem ser aprovados pelo Senado, como aconteceu com o presidente Gabriel Galípolo. Eles passam por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e, depois, seus nomes são enviados para análise do plenário da Casa, o que não deve acontecer nas próximas semanas, dado o recesso parlamentar.
Eles até poderiam permanecer no cargo até que outros nomes fossem indicados, mas decidiram pedir exoneração no fim do mandato. Por isso, a partir de 1º de janeiro já não fazem mais parte do colegiado monetário.
De acordo com o portal Platô, os diretores já estão fazendo seus planos para depois da exoneração. Antes de pensarem em atuar na iniciativa privada, eles devem passar por uma quarentena de seis meses.
Guillen deve viajar aos Estados Unidos para atuar como pesquisador na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. Ele deve estudar o regime de metas da inflação do Brasil desde 1999.
Já Gomes deve ir para a França, para a Universidade de Toulouse, com o objetivo de investigar os impactos das plataformas digitais no sistema bancário brasileiro.
Esse é um expediente bastante comum para quem deixa o BC, já que não pode desenvolver atividades em empresas durante a quarentena. Foi o caso do ex-presidente Roberto Campos Neto, que, após o período, foi contratado como diretor do Nubank.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?