Deputados pedem na Justiça que Campos Neto não fale sobre política
Ação popular foi protocolada por parlamentares do PT

🤫 Correligionários do PT (Partido dos Trabalhadores) entrou com um pedido na Justiça Federal para que o Roberto Campos Neto não se manifeste publicamente sobre eventual candidatura enquanto estiver em seu mandato no Banco Central.
A ação popular foi protocolada pela bancada do partido na Câmara dos Deputados, liderada pela presidente Gleisi Hoffmann. A data de protocolização é bem simbólica, já que foi no mesmo dia em que o Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a Selic no patamar de 10,5% ao ano.
“(…) Pugna-se pela concessão de medida liminar para determinar que o requerido se abstenha de fazer pronunciamentos de natureza político-partidárias, ou ainda que deixe de pronunciar qualquer apoio a candidatura ou pretensão de ocupação de cargo político, enquanto perdurar o exercício do cargo”, disseram os autores, na ação.
🤝 Leia mais: De forma unânime, Copom decide manter Selic em 10,5%
No decorrer do texto, os advogados do partido ainda citam situações em que Campos Neto teria sinalizado um possível apoio ao atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O presidente do BC termina seu mandato no final deste ano, mas poderia ser reconduzido ao cargo por decisão do presidente Lula, o que é pouco provável. O chefe do Executivo tem subido o tom contra Neto, sobretudo pelo fim do corte na taxa básica de juros.
Na última terça-feira (18), em entrevista à rádio CBN, Lula afirmou que o presidente do BC trabalha para prejudicar o país. Ele ainda adiantou que indicará alguém “sério, responsável e imune aos nervosismos momentâneos do mercado” para a sucessão.
A imprensa chegou a ventilar que após seu mandato à frente do BC, Neto abriria uma fintech em Miami, onde tem família, mas o executivo negou a informação. Em entrevista à GloboNews, ele também negou ter qualquer pretensão política depois de sair do BCB.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima