21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A conta de luz deve ficar 5,6% mais cara em 2024, segundo projeções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Se confirmado, o reajuste deve superar a inflação deste ano.
📈 O mercado estima uma alta de 3,86% para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2024, segundo o Boletim Focus. A meta de inflação deste ano é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%. O reajuste da conta de luz deve ficar, portanto, acima da inflação por mais um ano.
Leia também: Isenção de IR será ampliada para quem ganha até 2 salários mínimos
💡 Em 2023, a inflação oficial brasileira foi de 4,62%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a conta de luz teve um reajuste médio de 4,9% em 2023, de acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. A Aneel, por sua vez, chegou a projetar um reajuste ainda maior para a conta de luz em 2023: 6,8%.
Em entrevista à CNN, Sandoval Feitosa ressaltou que o reajuste da conta de luz depende de quatro fatores: os custos de distribuição, geração e transmissão, mas também os encargos setoriais, isto é, os subsídios do setor elétrico.
Segundo Feitosa, o custo de distribuição, que é regulado pela Aneel, subiu 95% nos últimos 10 anos. Já os subsídios, que são definidos em lei, dispararam 269% no mesmo período, bem acima da inflação acumulada nos últimos 10 anos (116%).
⛈️ Em reunião da diretoria colegiada da Aneel realizada nesta terça-feira (23), Sandoval Feitosa disse que as mudanças climáticas estão no foco da agência neste ano. Temporais deixaram áreas do país sem luz recentemente, enquanto ondas de calor aumentaram o consumo de energia em outras localidades.
Segundo Feitosa, a Aneel está discutindo com os governos federal, estaduais e municipais formas de enfrentamento das adversidades climáticas. Entre as medidas estudadas, estão o estabelecimento de novos protocolos, além de ações emergenciais para o atendimento do consumidor afetado pelas intempéries climáticas.
A transição energética para uma matriz limpa e inovações tecnológicas também estão na agenda regulatória da Aneel para 2024.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Companhia elétrica capta R$ 9,4 bilhões com renda fixa e alonga prazo médio da dívida de 5,5 anos para 5,8 anos.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?