China diz que não ficará de “braços cruzados” com repressão tecnológica dos EUA
O presidente chinês alertou em comunicado que o governo não ficará passivo se os EUA negarem seu direito legítimo ao crescimento.

🙅🏽 O presidente da China, Xi Jinping, alertou em comunicado que o governo chinês não ficará passivo se os Estados Unidos continuarem a suprimir o desenvolvimento tecnológico do país e negarem seu direito legítimo ao crescimento, durante uma conversa telefônica com o presidente americano, Joe Biden.
Segundo o comunicado, os líderes discutiram amplamente sobre as relações sino-americanas e questões de interesse mútuo.
Xi destacou a importância da cooperação entre a China e os Estados Unidos, enfatizando que, como duas potências globais, não podem “se dar ao luxo” de evitar o diálogo e a negociação.
No entanto, o líder chinês expressou preocupação com as medidas contínuas dos EUA para restringir a economia, comércio, ciência e tecnologia chinesas, o que, segundo ele, cria mais riscos do que mitigá-los.
"Se os Estados Unidos estiverem dispostos a realizar uma cooperação mutuamente benéfica e a compartilhar os dividendos do desenvolvimento da China, a porta estará sempre aberta; se os Estados Unidos insistirem em suprimir o desenvolvimento de alta tecnologia da China e em privar o país do seu legítimo direito ao desenvolvimento, nós não vamos ficar de braços cruzados", afirma o documento.
Xi Jiping reiterou que a questão de Taiwan é uma linha vermelha intransponível nas relações sino-americanas, e expressou esperança de que os EUA implementem uma postura construtiva em relação à "independência de Taiwan".
Por sua vez, Biden teria assegurado que os Estados Unidos não buscam uma nova Guerra Fria nem pretendem mudar o sistema chinês ou formar alianças contra a China. Ele reafirmou o compromisso dos EUA com a política de Uma Só China e declarou que não apoiam a independência de Taiwan nem têm intenção de entrar em conflito com o país asiático.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar