CEO da Itaúsa (ITSA4) diz que dividendos não estão no patamar ideal
Durante o "Panorama Itaúsa", Alfredo Setubal destacou que empresas do portfólio precisam reduzir alavancagem e nível de investimentos

O CEO da Itaúsa (ITSA4), Alfredo Setubal, afirmou, nesta terça-feira (10), que os dividendos da empresa não estão no patamar desejado pela companhia, por questões de investimentos e alavancagem das controladas. A fala do executivo foi dita durante o "Panorama Itaúsa", evento online promovido pela empresa para tratar sobre as estratégias e perspectivas da holding.
"Em termos de dividendos, estamos em um vale. Essas empresas [controladas da Itaúsa] têm investimentos muito grandes, então os dividendos hoje são menores do que o que a gente queria que fosse, mas a gente acredita que reduzindo a alavancagem das empresas, reduzindo o nível de investimento que elas são obrigadas a fazer nesse momento, esse fluxo de dividendos virá", afirmou Setubal.
Veja também: Mubadala planeja investir US$ 1 bi por ano no Brasil
O executivo destacou que a diversificação da Itaúsa ajuda a empresa a ser resiliente nos momentos mais atípicos da economia, já que enquanto algumas companhias do portfólio sofrem, outras conseguem performar bem, mesmo em cenários adversos.
"A grande âncora da Itaúsa é o Itaú Unibanco, que representa 85% dos nossos ativos. Nesses últimos anos, as grandes oportunidades vieram nas privatizações, concessões e por isso entramos fortes no setor de infraestrutura, como com a CCR. O Itaú também vem muito bem, sabe enfrentar a nova concorrência e nas áreas mais industriais, como Dexco e Alpargatas, sofrem um pouco mais. Com a taxa de juros alta, há uma queda setorial de vendas muito grande. A alpargatas sofre também com a queda de renda da população nos últimos anos, mas de qualquer forma temos um mix importante e relevante, com marcas fortes e estamos bem posicionados", destacou Setubal.
Segundo o executivo da Itaúsa, o ciclo de investimentos da holding foi encerrado no ano passado, com a aquisição de participação na CCR. O momento, então, é de maturação e acompanhamento dos investimentos, além do foco em redução de dívida das empresas do grupo. Isso porque há empresas em diferentes momentos.
"Temos que entender melhor o momento de cada empresa. Estruturamos uma grande área para acompanhar esses investimentos para que a gente possa ter mais condições de saber se essas empresas estão com valuations corretos, se estão indo bem... o momento atual é de consolidação do portfólio e de redução de dívida. Temos uma agenda de redução de dívida que é importante neste momento de taxa de juros mais altas", finalizou Setubal.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda