Centro de SP terá versão da Times Square a partir de junho, diz prefeitura

Boulevard São João começa a ser construído em março e deve receber painéis luminosos e intervenções culturais.

Author
Publicado em 02/02/2026 às 12:56h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 02/02/2026 às 12:56h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
Times Square ficou conhecida como o boulevard da publicidade global (Imagem: Shutterstock)
Times Square ficou conhecida como o boulevard da publicidade global (Imagem: Shutterstock)
A Prefeitura de São Paulo informou que vai iniciar o projeto de uma Times Square no centro da cidade neste mês de fevereiro. O local escolhido para replicar um dos pontos mais famosos do mundo foi o cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, no bairro da República.
O início das obras está marcado para 15 de março, com desenvolvimento previsto para até quatro meses. Desta forma, a gestão municipal estima que tudo esteja pronto até o começo do segundo semestre.
Para este começo, serão instalados quatro painéis luminosos, que passarão vídeos e intervenções artísticas. Além disso, também serão instaladas projeções, que serão exibidas nos prédios tombados pelo Patrimônio Público e que, portanto, não podem passar por modificações.
O espaço será apelidado de Boulevard São João e é uma das iniciativas do governo de Ricardo Nunes para revitalizar o centro da capital. Além das exibições, também estão previstas atividades culturais na região.
A ideia é que o projeto fique pronto até a Copa do Mundo, marcada para junho, com o objetivo de ser palco de ativacoes. Neste ano, o evento será realizado na América do Norte, tendo os Estados Unidos como uma das casas dos jogos.
A Times Square é uma das praças mais conhecidas do mundo, localizada em Nova Iorque, onde estão disponíveis centenas de painéis de LED. Por lá, muitas empresas fazem propagandas, especialmente as que estão listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos, e milhões de pessoas tiram fotos todos os anos.

Lei Cidade Limpa

O projeto do boulevard vem se arrastando desde o ano passado, quando o governo começou a discutir a possibilidade da instalação. Neste período, foram traçadas alternativas para a Lei Cidade Limpa, que limita a instalação de outdoors e anúncios, o que deu ao município o status de um dos menos poluídos visualmente no mundo.
Um projeto de lei regulamentou, porém, a publicidade como forma de gerar receitas para o município e abriu caminho para a Times Square Paulistana. A legislação prevê que a instalação de painéis luminosos pode ser permitida desde que não comprometa 30% da visibilidade de bens culturais.
“Não quero rever a Lei Cidade Limpa, mas criar um centro de publicidade, algo que se tornou popularmente conhecido como ‘Times Square’. Seria uma ‘Times Square’ paulistana. Para isso, é preciso uma pequena alteração para delimitar essa área especial composta exclusivamente por painéis de LED”, afirma o vereador Rubens Nunes (União), autor do projeto.
Entidades da sociedade civil foram contra o projeto, dizendo que, disfarçado de modernização, abre caminho para a volta da poluição visual. Além disso, o documento pede mais acoes da prefeitura para fiscalização da lei. 
"Trata-se de uma ameaça não apenas à estética urbana, mas também à identidade, à memória e ao bem-estar da população", diz um abaixo-assinado. "Afirmamos nosso compromisso com a preservação de todos os fundamentos, princípios e objetivos que orientaram a criação da Lei Cidade Limpa, em defesa da beleza, da ordem urbana e do bem-estar coletivo de São Paulo".