Campos Neto vai à audiência na Câmara em meio a pressões por queda na Selic
A visita de Campos Neto acontece em um contexto de crescentes pressões por parte de empresários, trabalhadores e setores do governo.

⚖️ O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13) para prestar esclarecimentos sobre a atual política monetária do Banco Central.
O encontro será uma audiência pública conjunta das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Finanças e Tributação, convocada pelos deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e Mário Negromonte Jr. (PP-BA).
A visita de Campos Neto acontece em um contexto de crescentes pressões por parte de empresários, trabalhadores e setores do governo, que vêm pedindo uma redução na taxa Selic.
No último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), realizado em julho, o Banco Central optou por manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano, decisão que contrariou as expectativas desses grupos.
Em comunicado, o BC destacou que a manutenção da taxa foi influenciada por um cenário internacional desafiador, marcado por incertezas quanto à flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e pelos efeitos dessas medidas sobre a inflação e a atividade econômica em diversos países.
📈 Vale lembrar que, até agosto do ano passado, a Selic estava em 13,75%. Desde então, a taxa tem sido gradualmente reduzida, atingindo o nível atual em maio de 2024.
A decisão do BC em manter a Selic nos 10,5% será tema central da audiência, com Campos Neto precisando justificar a estratégia diante dos desafios internos e externos que a economia brasileira enfrenta.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira