Caiu na malha fina do IR 2024? Veja o calendário de restituição

Receita Federal pagará cinco lotes residuais de restituição. O primeiro é ainda em outubro.

Author
Publicado em 02/10/2024 às 15:48h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 02/10/2024 às 15:48h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Mais de 1,4 milhão de brasileiros caíram na malha fina (Imagem: Shutterstock)
Mais de 1,4 milhão de brasileiros caíram na malha fina (Imagem: Shutterstock)

Cerca de 1,04 milhão de contribuintes ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda 2024 porque caíram na malha fina. Contudo, podem ter acesso ao dinheiro ainda neste ano, caso não demorem a regularixar a declaração.

💲 Os contribuintes que caíram na malha fina não receberam a restituição do IR dentro do calendário regular de pagamentos, que acabou na última segunda-feira (30), porque continuam com a declaração em análise na Receita Federal.

Contudo, podem sair da malha fina e garantir a restituição caso corrijam as pendências identificadas pelo Fisco na declaração do IR. A regularização ainda evita o pagamento de multas que variam de 75% a 150% do imposto devido.

Depois de corrigidas as pendências, esses contribuintes serão incluídos nos lotes residuais de pagamento do Imposto de Renda 2024. Serão, ao todo, cinco lotes. Os pagamentos começam ainda neste mês de outubro e seguem até o início de 2025.

Veja o calendário de lotes residuais do IR 2024:

  • 1º lote residual: 31 de outubro de 2024;
  • 2º lote residual: 29 de novembro de 2024:
  • 3º lote residual: 31 de dezembro de 2024;
  • 4º lote residual: 31 de janeiro de 2025:
  • 5º lote residual: 28 de fevereiro de 2025.

Como saber se cai na malha fina?

💻 O contribuinte pode consultar a situação da sua declaração do IR no site Meu Imposto de Renda ou no aplicativo da Receita Federal. Se o sistema indicar que a declaração tem alguma pendência, significa que você caiu na malha fina. Clicando nessa pendência, é possível identificar o motivo da retenção e a forma de corrigi-lo.

Caso corrija essas pendências só depois de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte estará sujeito ao pagamento de multas. As intimações costumam ser enviadas no ano seguinte à declaração. Já as notificações ocorrem quando as pendências não são resolvidas ou a Receita Federal identifica uma infração à legislação tributária.

Segundo a Receita Federal, mais de 1,47 milhão de brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda 2024. Isto é, cerca de 3,2% do total de contribuintes que prestaram contas ao Leão neste ano. E a maior parte deles tinha imposto a restituir.

Veja a situação dos contribuintes que caíram na malha fina:

  • 71% pediram a restituição;
  • 27% têm imposto a pagar;
  • 2% não têm imposto a pagar, nem a restituir.

Leia também: 193 bets recebem autorização para funcionar no Brasil, veja lista

O que levou os contribuintes à malha fina em 2024?

🦁 O contribuinte cai na malha fina quando declara informações que não batem com os dados do Fisco ou aqueles apresentados por outras entidades, como empresas, bancos e planos de saúde.

De acordo com a Receita Federal, divergências nos dados sobre despesas médicas e rendimentos foram os que mais levaram os brasileiros à malha fina neste ano.

Veja os principais motivos de retenção em malha em 2024:

  • Deduções, como de despesas médicas: 57,4%;
  • Omissão de rendimentos: 27,8%;
  • Diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras: 9,4%;
  • Deduções de incentivo, como doações: 2,7%;
  • Diferenças entre as informações declaradas e as fornecidas pelos responsáveis pelo pagamento de rendimentos: 1,6%;
  • Diferença entre o valor de imposto pago declarado e os valores registrados na Receita Federal: 1,1%.