Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Em artigo publicado nesta quinta-feira (12), a revista The Economist usou o Brasil como um exemplo negativo. A reportagem diz que os países ricos deveriam temer uma eventual “brasileirização”, como definiu os problemas fiscais do país.
Com esse termo, a revista se refere aos juros elevados que corrigem a dívida pública anual do Brasil. Além disso, inclui o aumento das aposentadorias no mesmo balaio, dizendo que é um problema que o país deve enfrentar nos próximos anos.
“Sua dívida líquida de 66% do PIB (Produto Interno Bruto) é alta para os padrões de mercado emergente, mas baixa para os do mundo rico”, destacou. A projeção de entidades internacionais é que o indicador alcance a casa de 99% até o ano de 2030.
A revista diz que a austeridade fiscal seria uma das saídas para resolver a situação, que se complica a cada ano. No entanto, diz que, em ano eleitoral, há quase nenhuma chance de ajuste severo no curto prazo.
Leia mais: FGC aprova novas regras para recompor o caixa após crise do Banco Master
"Pode parecer dolorosamente difícil, em um mundo populista, ao mesmo tempo, prometer baixa inflação e gastar menos com os idosos. Mas isso não é nada comparado à escolha agonizante que se aproxima do Brasil: entre uma austeridade profunda e uma espiral aterradora de juros e dívida."
A publicação também comenta sobre o modelo previdenciário do país, que é diferente de outros países. Destaca, por exemplo, que quase 10% do PIB é destinado ao pagamento de pensões, o que projeta um gasto superior ao de países ricos até 2050.
"Ainda assim, as pensões são protegidas na Constituição, que, por exemplo, determina que, quando o salário mínimo sobe, os aposentados também recebam mais. O controle extraordinário dos pensionistas sobre o orçamento dificulta o equilíbrio das contas e também desloca outros gastos mais valiosos."
Por fim, também cita o cenário político, com a tentativa de golpe impetrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro depois da última eleição. “Apesar de desfrutarem de proteções formais como a independência do Banco Central e a separação dos poderes, as instituições brasileiras são instáveis — e oscilaram durante a tentativa de golpe do presidente Jair Bolsonaro em 2022.”
A The Economist é uma das revistas econômicas mais prestigiadas do mundo, com milhões de leitores semanais. O Brasil está sempre presente nas análises da publicação, que avalia tanto o governo quanto as empresas em nível global.
Em agosto do ano passado, abordou a tentativa de Donald Trump com a imposição do tarifaço contra o Brasil, destacando que foi “um tiro no pé”. Na época, o presidente norte-americano impôs uma tarifa especial a Brasília como forma de coação no contexto do julgamento de Bolsonaro.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Entenda qual é a importância geopolítica do território da Groenlândia para o governo dos EUA.
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?