Braskem (BRKM5): Governo de Alagoas quer desapropriar área afetada por mina
Estado vai à Justiça para que a Braskem devolva imóveis da região para os moradores e a prefeitura

O rompimento parcial da mina 18 em Maceió engrossou as ações judiciais contra a Braskem (BRKM5). O Governo de Alagoas, por exemplo, decidiu a desapropriação da área atingida pelo afundamento. Já a prefeitura de Maceió solicitou a ampliação do acordo de compensação firmado com a Braskem.
O governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, defendeu nesta segunda-feira (11) que a Braskem devolva os imóveis das famílias atingidas pelo risco de colapso da mina 18, sobretudo as que precisaram deixar suas casas. O governo calcula que 60 mil pessoas foram atingidas diretamente pelo problema.
🗣️ "Entramos com uma ação na Justiça para todos os moradores dos bairros atingidos que já venderam ou fizeram uma negociação com a Braskem, para que os imóveis voltem para os senhores", afirmou o governador, em reunião com moradores atingidos pelo risco de colapso da mina.
Dantas disse ainda que não vai "admitir que a empresa cometa esse crime e fique com os bens de quem sofreu e está sendo penalizado". "O patrimônio tem que voltar para as pessoas, para a prefeitura, para o povo. O que a Braskem tem que fazer é indenizar e reparar todo esse ano", declarou.
Maceió pede ampliação de acordo
Além disso, a prefeitura de Maceió pediu mais uma ampliação do acordo firmado com a Braskem para reparação dos moradores atingidos pelo risco de colapso da mina. A solicitação foi realizada depois que moradores de mais duas localidades precisaram ser relocados por causa do rompimento da mina 18, no domingo (10).
🚨 Parte da mina da Braskem rompeu no domingo (10). O incidente ocorreu em um trecho de lagoa, em uma área desocupada. Logo, não causou mortes. A Defesa Civil, no entanto, perdeu o monitoramento da área por causa do rompimento. Por isso, trabalha para retomar o monitoramento e entender se o solo continua em movimento.
Carta de Alagoas
📃 Os pedidos do governo de Alagoas e da prefeitura de Maceió constam na "Carta de Alagoas", documento elaborado nesta segunda-feira (11) em reunião entre o governador Paulo Dantas e prefeitos de 13 municípios da região metropolitana de Maceió. A carta cobra que a Braskem "aplique urgente medidas para mitigar os efeitos do desastre ambiental criado" e foi encaminhado à companhia.
A Braskem ainda não se manifestou sobre os pedidos do governo de Alagoas e dos prefeitos. Em fato relevante publicado na manhã desta segunda-feira (11), disse apenas que "segue mobilizada e monitorando a situação de forma ininterrupta com as autoridades competentes".
Leia também: Magazine Luiza (MGLU3) é certificado no Remessa Conforme

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar