Brasil expressa preocupação com ataques de Irã à Israel

As tensões no Oriente Médio aumentaram no último final de semana.

Author
Publicado em 15/04/2024 às 13:04h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 15/04/2024 às 13:04h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Em comunicado publicado recentemente, o Brasil expressou "grave preocupação" com os ataques do Irã em direção a Israel. No entanto, no último domingo (14), o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse que espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã.

📰 "O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada", disse o governo em nota. 

No dia 3 de abril, o governo brasileiro afirmou que condenava o ataque feito contra o consultado iraniano, destacando o princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares e o respeito à soberania e à integridade territorial dos países. 

Leia também: Irã captura navio ligado a Israel e tensões aumentam na região

🗣️ "O governo brasileiro lembra, ademais, que o respeito à soberania e à integridade territorial dos países é princípio basilar da Carta das Nações Unidas e exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção", pontuou. 

Com as ofensivas aumentando a tensão no Oriente Médio, a comunidade internacional vem se manifestando fortemente. O G7, grupo das sete maiores economias ocidentais, emitiu um comunicado exigindo que o Irã e seus aliados interrompam os ataques em Israel. 

💭 O grupo condenou a iniciativa iraniana como "sem precedentes" e manifestou "veemente" solidariedade a Israel e ao seu povo, reafirmando seu compromisso com a segurança do país.