BNDES investe R$ 500 milhões em novo FIDC de infraestrutura

O projeto terá prazos longos e riscos sem exigência de fiança bancária ou aval corporativo

Author
Publicado em 21/02/2024 às 22:47h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 21/02/2024 às 22:47h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
BNDES - Shutterstock
BNDES - Shutterstock

🏦 O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou o investimento no Pátria Infra Crédito, novo FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) gerido pelo Pátria Investimentos, destinado à infraestrutura. 

Veja também: Nvidia (NVDC34) supera Tesla (TSLA34) como ação mais negociada em Wall Street

O banco de fomento irá contribuir com até R$ 500 milhões no FIDC, ao lado da IFC (International Finance Corporation) e do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Os recursos serão direcionados para projetos nos setores de energia, saneamento, logística, transporte, mobilidade urbana e telecomunicações.

O foco do fundo estará em pequenos e médios projetos de infraestrutura, incluindo greenfields, especialmente no modelo project finance non-recourse, onde as garantias são os ativos e fluxos de caixa do projeto. O diferencial é a flexibilidade de estruturação dos projetos, com prazos longos e riscos sem exigência de fiança bancária ou aval corporativo.

Natália Dias, diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, destaca a importância do investimento no setor de infraestrutura para o desenvolvimento econômico do País. Ela também enfatiza que o apoio a pequenos e médios projetos é crucial, dada a dificuldade de acesso a financiamentos tradicionais. A priorização de setores alinhados com o PAC também foi um fator determinante na escolha do fundo.

O Pátria Infra Crédito foi selecionado por meio de chamada pública do BNDES para fundos de investimento em infraestrutura.