BC do Japão aumenta taxa de juros para nível mais alto em 17 anos

A decisão foi acompanhada de uma revisão para cima das projeções de inflação.

Author
Publicado em 24/01/2025 às 09:29h - Atualizado 11 dias atrás Publicado em 24/01/2025 às 09:29h Atualizado 11 dias atrás por Elanny Vlaxio
A decisão foi tomada por uma maioria de 8 a 1 (Imagem: Shutterstock)
A decisão foi tomada por uma maioria de 8 a 1 (Imagem: Shutterstock)

💰 O BC (Banco Central) do Japão adotou uma postura mais restritiva em sua política monetária, elevando a taxa de juros para o nível mais alto em 17 anos. A decisão foi acompanhada de uma revisão para cima das projeções de inflação, com a instituição expressando confiança na capacidade de manter a inflação sob controle, em linha com sua meta de 2%.

O governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, afirmou que a instituição continuará implementando uma política monetária mais restritiva, elevando a taxa de juros à medida que os salários e os preços demonstrarem uma tendência de alta mais consistente.

Ueda ressaltou ainda que ainda há margem para novos aumentos nas taxas de juros antes que estas alcancem um nível considerado neutro para a economia japonesa.

Leia também: Argentina de Javier Milei volta a crescer a economia; veja destaques

🏦 No entanto, não forneceu detalhes específicos sobre a temporalidade e a magnitude dos futuros aumentos da taxa de juros. Ele ressaltou que a decisão de ajustar os juros será tomada de forma gradual, com base na evolução da inflação e na sua convergência para a meta estabelecida pela instituição.

“Não temos nenhuma ideia predefinida. Tomaremos uma decisão em cada reunião, analisando a evolução econômica e dos preços, bem como os riscos”, disse ele em uma coletiva de imprensa após a decisão.

Em uma decisão histórica, o BC do Japão elevou sua taxa de juros de curto prazo de 0,25% para 0,5%, o maior patamar em 17 anos. A decisão foi tomada por uma maioria de 8 a 1.