Banco revela lista com 8 FII’s de papel para investir no 2º semestre; confira

Para o segundo semestre, a analista do BBA recomenda oito fundos de papel listados no Ifix.

Author
Publicado em 27/07/2024 às 16:38h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 27/07/2024 às 16:38h Atualizado 1 mês atrás por Matheus Rodrigues
Imagem: Shutterstock.
Imagem: Shutterstock.

💲 Os fundos imobiliários de papel estão de volta ao centro das atenções em 2024, após um ano anterior de desempenho apagado.

No primeiro semestre deste ano, esses fundos, que investem principalmente em títulos de dívida imobiliária, destacaram-se com uma performance superior ao setor, registrando uma alta de 2,4%, comparada ao índice de referência da B3, o Ifix, que subiu apenas 1,1%.

A perspectiva de uma inflação mais persistente e a projeção de juros altos por um período prolongado favoreceram os FIIs de papel, resultando em dividendos mais robustos para os investidores.

"Isso aumentou a atratividade do setor", explica Larissa Nappo, analista de fundos imobiliários do Itaú BBA.

Segundo Nappo, o mercado de FIIs é fortemente orientado para a geração de renda, de modo que "alterações nos níveis de distribuição realmente influenciam as cotações no mercado".

Os rendimentos dos fundos de papel são impulsionados pelos pagamentos de juros e pela correção monetária dos ativos financeiros em que investem, predominantemente Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) indexados ao CDI ou ao IPCA.

Os FIIs de papel monitorados pelo BBA exibiram um dividend yield anualizado médio de 12%, e o retorno médio em 12 meses foi de 9%.

Com as expectativas de que a taxa de juros permaneça estável em 10,5% até o final de 2025 e a inflação projetada em 4% para 2024 e 2025, esses indicadores devem continuar elevados.

Nappo enfatiza que fundos indexados à inflação são excelentes opções para um portfólio diversificado, assim como os indexados ao CDI, que devem continuar a distribuir proventos elevados.

Em julho, os fundos de papel lideravam o volume médio semanal de negociações no Ifix, com uma média de R$ 492,85 milhões.

Recomendações para o Segundo Semestre

📊 Para o segundo semestre, a analista do BBA recomenda oito fundos de papel listados no Ifix.

As recomendações baseiam-se em análises detalhadas, contexto de mercado, qualidade dos portfólios, histórico e experiência das equipes de gestão.

"Preferimos fundos com portfólios de alta qualidade, gestão experiente e garantias robustas, características valiosas em qualquer cenário econômico", afirma o relatório do BBA.

Os FIIs de papel recomendados são:

Com essas recomendações, investidores podem se posicionar de forma estratégica para aproveitar as oportunidades de rendimentos elevados no mercado de FIIs de papel no segundo semestre de 2024.