Cade libera operação da United na Azul (AZUL4) e destrava saída do Chapter 11
Com a operação, a participação da United na Azul subirá de 2,02% para cerca de 8%, reforçando apoio ao plano de reestruturação financeira.
O governo federal não vai permitir que a fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) resulte no aumento abusivo dos preços das passagens aéreas. Foi o que disse o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quinta-feira (16).
🗣️ "O que nós não vamos permitir é aumento tarifário e aumento de passagens. Estamos trabalhando para que essas companhias se fortaleçam. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não vai permitir qualquer movimento errado", afirmou Silvio Costa Filho, citando também o papel da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de preservar o direito dos passageiros.
Apesar do alerta, o ministro avaliou como positiva a fusão entre Azul e Gol. Para ele, "o pior cenário seria que essas empresas quebrassem". Afinal, juntas, Azul e Gol controlam o mercado brasileiro de aviação civil, com uma participação de aproximadamente 61%.
"Não vejo prejuízo para o Brasil. Pelo contrário, acho que vamos ter o fortalecimento das companhias e da aviação regional, o que vai fazer com que mais aviões cheguem no Brasil e mais voos cheguem no país", disse.
Ao confirmar a negociação com a Gol, a Azul disse que a fusão deve trazer eficiências e melhorias nas ofertas aos clientes, permitindo "que a entidade resultante continue crescendo e desenvolvendo a aviação no Brasil, através de uma malha que serve o maior número de destinos no Brasil, apoiada por uma frota flexível, com foco na excelência de atendimento".
Leia também: Cosan (CSAN3) diz que juros altos forçaram venda de ações da Vale (VALE3), entenda
✈️ Controladora da Gol, a Abra assinou na quarta-feira (15) um memorando de entendimentos com a Azul para explorar uma combinação de negócios no Brasil.
Embora a fusão vem sendo discutida há meses, a Gol ressaltou que o memorando representa "uma fase inicial de um processo de negociação entre a Abra e a Azul".
"O MoU (Memorando de Entendimentos Não Vinculante) descreve os entendimentos das Partes sobre a governança da entidade resultante da Operação e reforça o interesse das Partes em continuar as negociações em relação à proposta de troca de ações e demais condições da Operação", reforçou a Azul.
Vale ressaltar ainda que a transação depende do encerramento do processo de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos e das aprovações regulatórias, como a do Cade.
Com a operação, a participação da United na Azul subirá de 2,02% para cerca de 8%, reforçando apoio ao plano de reestruturação financeira.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a companhia aérea deve sair do Chapter 11 nos próximos 30 dias.
Os recursos captados serão direcionados para fins corporativos gerais.
Pela proposta, cada ação preferencial seria convertida em 75 ações ordinárias.
Conversão de dívidas em ações pressiona AZUL4 e amplia temor de diluição.
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 1,914,5 bilhão.
O tribunal também deu aval ao Backstop Commitment Agreement.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?