Ata do Copom e dados de inflação movimentam a semana, veja agenda

Dados sobre a situação fiscal brasileira também serão publicados nos próximos dias.

Author
Publicado em 23/06/2024 às 18:21h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 23/06/2024 às 18:21h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
BC publica ata do Copom na 3ª feira (Shutterstock)
BC publica ata do Copom na 3ª feira (Shutterstock)

A semana será carregada de indicadores econômicos, como é de costume no final do mês. Mas, desta vez, os investidores também estarão de olho na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) e ao relatório de inflação do BC (Banco Central).

🏦 O Boletim Focus abre a semana, com a projeção do mercado para os principais indicadores da economia brasileira. Mas o BC também divulga na segunda-feira (24) as estatísticas do setor externo, com dados como o IDP (Investimento Direto no País) e os gastos realizados pelos brasileiros no exterior em maio.

Na terça-feira (25), a ata do Copom é o destaque. O comitê decidiu manter a taxa básica de juros, a taxa Selic, em 10,50% na última quarta-feira (19). A decisão marcou a interrupção do ciclo de corte de juros da Selic e foi unânime, diferente do que aconteceu em maio, quando o Copom se dividiu sobre a redução dos juros.

A decisão do Copom foi bem recebida pelo mercado, que acompanha com preocupação a alta das expectativas de inflação e dos riscos fiscais. Contudo, foi duramente criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Lula, os juros altos prejudicam o povo brasileiro e são um entrave para os investimentos. 

💲 A ata do Copom deve trazer, portanto, mais informações sobre o que levou o comitê a concordar de forma unânime com a manutenção da Selic em 10,50%. E pode gerar manifestações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Diante das críticas de Lula aos juros, Haddad disse que só falaria sobre o assunto após a leitura da ata.

Leia também: Lula traça perfil do próximo presidente do Banco Central, confira

Na quarta-feira (26), a agenda será carregada. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica a prévia da inflação oficial brasileira de junho, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15).

Além disso, o dia terá a divulgação do resultado primário do governo central e do relatório mensal da dívida pública de maio pelo Tesouro Nacional. O BC também divulgará as estatísticas de monetárias e de crédito de maio.

Na quinta-feira (27), o Banco Central publica o RTI (Relatório Trimestral de Inflação), que traz as projeções da autoridade monetária para indicadores como a inflação e o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Com isso, está prevista uma entrevista do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que nos últimos dias voltou a ser criticado pelo presidente Lula

Para encerrar a semana, o IBGE divulga a taxa de desemprego referente ao trimestre móvel encerrado em maio na sexta-feira (28). No mesmo dia, o BC publica as estatísticas fiscais de maio, com dados como o DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral).

EUA

Nos Estados Unidos, a terceira e última leitura do PIB do primeiro trimestre será publicada na quinta-feira (27). No dia seguinte, serão liberados dados sobre a inflação americana que podem influenciar as próximas decisões de juros do Fed (Federal Reserve).