Argentina em 1º e Brasil quase na lanterna: Veja o desempenho das bolsas em 2024
Enquanto o S&P Merval da Argentina disparou 53,11%, o Ibovespa recuou 12,71% no acumulado do ano até setembro.
Embora tenha batido recordes e ensaiado uma recuperação recentemente, a bolsa brasileira ainda apresenta um dos piores desempenhos do mundo em 2024. Levantamento da Elos Ayta Consultoria explica que o Ibovespa já caiu 12,71% no acumulado do ano, resultado que só não é pior do que o da bolsa mexicana.
📈 O estudo considerou o desempenho em dólar de 20 índices mundiais e constatou que, nesse grupo, apenas o Ibovespa e o índice mexicano IPyC estão no vermelho em 2024. Todos os outros 18 índices avaliados acumulam ganhos no ano. O destaque é do S&P Merval, da Argentina, que disparou 53,11% de janeiro a setembro.
A bolsa da Argentina lidera os ganhos mundiais neste ano, impulsionada pelas medidas econômicas que vêm sendo implementadas pelo governo de Javier Milei. Eleito em meio a uma das maiores crises da história do país, Milei adotou medidas para conter a inflação e reduzir o déficit público. Além disso, o presidente argentino pretende avançar com privatizações e o banco central do país cortou os juros.
Além da Argentina, as bolsas da China e dos Estados Unidos se destacam entre os maiores ganhos do ano. O FTSE China 50, por exemplo, avançou 34,65% até setembro, diante dos estímulos à economia local. Já o Nasdaq ganhou 21,17%, na esteira do boom da inteligência artificial e do recente corte dos juros americanos.
Veja o desempenho das principais bolsas mundiais em 2024, até setembro:
- S&P Merval (Argentina): 53,11%;
- FTSE China 50 (China): 34,65%;
- Hang Seng (China): 25,03%;
- Nasdaq (Estados Unidos): 21,17%;
- S&P 500 (Estados Unidos): 20,81%;
- IBEX (Espanha): 18,88%;
- BEL20 (Bélgica): 17,25%;
- AEX (Holanda): 16,96%;
- DAX (Alemanha): 16,64%;
- Sp/Bvl General (Peru): 15,18%;
- FTSMIB (Itália): 13,68%;
- FTSE 100 (Inglaterra): 12,85%;
- Dow Jones (Estados Unidos): 12,31%;
- Nikkei 225 (Japão): 11,24%;
- PSI (Portugal): 7,38%;
- Ipsa (Chile): 3,36%;
- CAC 40 (França): 2,27%;
- Msci Colcap (Colômbia): 1,01%;
- Ibovespa (Brasil): -12,71%;
- IPyC (México): -21,24%.
Ibovespa na vice-lanterna
📉 O Ibovespa, por outro lado, recuou 12,71% no acumulado do ano. O baque reflete as incertezas com a situação fiscal e a economia brasileira. A possibilidade de que a Selic siga em alta, devido a riscos inflacionários como uma economia superaquecida e a seca, por exemplo, tem pressionado os negócios na bolsa brasileira.
O principal índice da B3 só não tem um desempenho pior no ano porque também tem sido ajudado pelo corte dos juros americanos, sobretudo quando o seu desempenho é medido em dólar, como é o caso do estudo da Elos Ayta Consultoria. Afinal, o real tem se fortalecido frente ao dólar, na medida em que os investidores internacionais deixam os títulos americanos em busca de outros ativos, e isso potencializa os ganhos do índice brasileiro.
Para se ter uma ideia, o Ibovespa subiu 6,38% no mercado local no terceiro trimestre. Já em dólares, o retorno foi positivo em 8,55%. Este foi o sexto melhor desempenho entre as bolsas mundiais avaliadas pela Elos Ayta Consultoria no período.
"Esse movimento representa uma quebra de tendência após dois trimestres consecutivos de quedas— -7,49% no primeiro trimestre e -13,07% no segundo trimestre", lembrou o CEO da Elos Ayta Consultoria, Einar Rivero.
Diante desse cenário, há dúvidas sobre o rumo do Ibovespa neste último trimestre do ano. Ainda assim, um rali de fim de ano, que leve o Ibovespa a bater recordes, como aconteceu no fim de 2023, não está descartado.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump