Ambipar na mira da CVM: Alta de 800% nas ações levanta suspeitas de manipulação
Entre os nomes citados estão Nelson Tanure, Tércio Borlenghi, o Banco Master, e fundos ligados à gestora Trustee DTVM.
O salto de 700% registrado pelas ações da Ambipar (AMBP3) em 2024 continua despertando atenção no mercado. E, desta vez, levou a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a agir.
💲 A CVM disse que a gestora Trustee, por meio dos fundos que estão sob sua gestão e têm Nelson Tanure como um dos cotistas, atuou em conjunto com o controlador da Ambipar, Tércio Borlenghi, na aquisição de ações de emissão da companhia, entre julho e agosto de 2024.
O movimento contribuiu com a disparada dos papeis e ainda levou a Trustee a atingir uma participação superior a 1/3 das ações da Ambipar que estão em circulação no mercado -marca que exige realização de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).
⚖️ A participação da Trustee na Ambipar já diminuiu depois desse pico. Ainda assim, a CVM determinou na quinta-feira (20) que a gestora realize uma OPA por aumento de participação.
A OPA é um mecanismo que visa proteger os acionistas minoritários de uma empresa em caso de uma mudança no controle. Por meio dessa operação, aqueles que adquiriram parcelas relevantes de uma companhia devem dar a chance de os acionistas minoritários saírem da empresa, comprando suas ações a preços competitivos.
Neste caso, a Trustee deve lançar uma OPA voltada a todas as ações da Ambipar que estão em circulação no mercado. O pedido de registro da operação deve ser registrado junto à CVM até 21 de abril de 2025. A gestora, no entanto, ainda pode recorrer da decisão da CVM.
Em nota, a Ambipar disse que recebeu com surpresa a decisão da CVM sobre o "suposto aumento de participação acionária na companhia".
"A Ambipar, bem como seu controlador, Tercio Borlenghi Jr., atua em total conformidade com a legislação vigente e com as normas regulatórias estabelecidas para o mercado. A Ambipar buscará as devidas informações para tomar as providências cabíveis junto a esse órgão de controle", acrescentou.
💲 As ações da Ambipar chegaram a subir 1.000% e tocaram nos R$ 268 no final de 2024. Contudo, já caíram cerca de 54% depois desse pico e rodam na casa dos R$ 121 nesta sexta-feira (21).
Depois do salto das ações da Ambipar, diversas casas de análise colocaram o papel sob a revisão.
Atualmente, apenas Bradesco BBI e Ágora Investimentos mantêm uma recomendação atualizada para a Ambipar. Essa recomendação, no entanto, foi cortada de neutra para underperform, o que indica um desempenho abaixo da média do mercado e equivale a uma recomendação de venda, em dezembro de 2024.
Por outro lado, a S&P elevou a perspectiva do rating da Ambipar, de estável para positiva, em janeiro deste ano. A nota de crédito foi mantida em BB-.
Segundo a agência de classificação de risco, a revisão refletiu a "expectativa de melhora no fluxo de caixa da empresa devido à redução de investimentos e aquisições e à otimização contínua de sua base de ativos".
Entre os nomes citados estão Nelson Tanure, Tércio Borlenghi, o Banco Master, e fundos ligados à gestora Trustee DTVM.
Agência descontinuou ratings, após o pedido de recuperação judicial da empresa.
A empresa também respondeu a um segundo ofício da B3 referente ao plano de reestruturação.
A Ambipar havia solicitado o depósito como garantia de contratos de derivativos firmados com o banco alemão.
A decisão decorre dos impactos diretos do processo judicial em curso sobre os trabalhos de revisão e auditoria das demonstrações financeiras.
A Justiça negou o mandado do Santander contra Ambipar, enquanto credores acusam empresa de “forum shopping” ao escolher sede no Rio para RJ.
Regulador quer entender discrepância entre o alto caixa declarado e o pedido de recuperação judicial.
Decisão suspende execuções contra a empresa e dá 60 dias para apresentação do plano de recuperação; ações sobem 15% no dia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?