Apagão afeta milhões de europeus, mas bolsas ficam no zero a zero

Serviços básicos e de transporte foram afetados pela falta de energia

Author
Publicado em 28/04/2025 às 14:29h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 28/04/2025 às 14:29h Atualizado 2 minutos atrás por Wesley Santana
Bairro sem luz em apagão no Brasil (Imagem: Shutterstock)
Bairro sem luz em apagão no Brasil (Imagem: Shutterstock)

Alguns países da Europa passaram esta segunda-feira (28) às escuras. Portugal, Espanha e França são as nações mais impactadas com a falta de energia que pode durar mais 10 horas, conforme estimativas oficiais. 

🕯 O apagão tem afetado diversos serviços básicos, como o fornecimento de água tratada. Semáforos sem funcionar provocam transtornos no tráfego das grandes cidades, além de complicar o sistema de metrô de capitais como Lisboa. 

"Os semáforos se apagaram. As pessoas estão deixando seus escritórios e indo a pé para casa, porque não sabem que horas os ônibus vão passar. Parece que ninguém tem ideia de quando a luz vai voltar. É um pouco preocupante que esteja assim no país todo, nunca passei por algo assim antes”, disse a jovem inglesa Hannah Lowney em entrevista à BBC News. 

O problema chegou aos aeroportos que tiveram que cancelar centenas de voos com origem ou destino para esses três países. A companhia aérea portuguesa TAP pediu que nenhum passageiro se dirija aos aeroportos para embarcar ao longo desta segunda.

📉 Leia mais: Boletim Focus: Mercado reduz projeção para inflação pela 2ª semana seguida

Já os serviços de emergência pediram aos moradores que só entrem em contato nos casos de emergência extrema. Os prefeitos também pedem que a população só saia de casa para necessidades e que se desloquem o mínimo possível. 

Segundo um comunicado divulgado pela Rede Elétrica Nacional, vinculada ao governo português, a falha de energia é decorrente a “variações extremas de temperatura na Espanha”. A empresa destacou que ocorreram oscilações anômalas nas linhas de alta tensão, o que teria causado todo esse problema. 

Bolsas não reagem iguais

Embora o apagão tenha afetado o serviço de centenas de empresas, as bolsas de valores dos países impactados não reagiram de forma conjunta ao evento. 

O principal índice da bolsa de valores de Lisboa fechou o pregão local com baixa de 1%, aos 6.872 pontos. Com o resultado, o mercado português reverteu uma trajetória de alta que vinha desenvolvendo ao longo de abril.

Já na Espanha, o índice IBEX 35 opera com alta de 0,75%, aos 13.456 pontos. Desde o começo do ano, o resultado já é positivo em 15%. 

Um desempenho parecido é visto na França, onde o índice CAC 40 é negociado com avanço de 0,50%, em 7.573 pontos. Desde o começo do mês, o resultado fica negativo em mais de 4%, conforme dados da bolsa de valores de Paris. 

No Brasil, por volta das 14h, o Ibovespa operava aos 135.171 pontos, com aceleração de 0,3%. Entre janeiro e abril, o principal índice da bolsa brasileira registra aceleração de 12,5%, segundo informações da B3.