Apagão afeta milhões de europeus, mas bolsas ficam no zero a zero
Serviços básicos e de transporte foram afetados pela falta de energia

Alguns países da Europa passaram esta segunda-feira (28) às escuras. Portugal, Espanha e França são as nações mais impactadas com a falta de energia que pode durar mais 10 horas, conforme estimativas oficiais.
🕯 O apagão tem afetado diversos serviços básicos, como o fornecimento de água tratada. Semáforos sem funcionar provocam transtornos no tráfego das grandes cidades, além de complicar o sistema de metrô de capitais como Lisboa.
"Os semáforos se apagaram. As pessoas estão deixando seus escritórios e indo a pé para casa, porque não sabem que horas os ônibus vão passar. Parece que ninguém tem ideia de quando a luz vai voltar. É um pouco preocupante que esteja assim no país todo, nunca passei por algo assim antes”, disse a jovem inglesa Hannah Lowney em entrevista à BBC News.
O problema chegou aos aeroportos que tiveram que cancelar centenas de voos com origem ou destino para esses três países. A companhia aérea portuguesa TAP pediu que nenhum passageiro se dirija aos aeroportos para embarcar ao longo desta segunda.
📉 Leia mais: Boletim Focus: Mercado reduz projeção para inflação pela 2ª semana seguida
Já os serviços de emergência pediram aos moradores que só entrem em contato nos casos de emergência extrema. Os prefeitos também pedem que a população só saia de casa para necessidades e que se desloquem o mínimo possível.
Segundo um comunicado divulgado pela Rede Elétrica Nacional, vinculada ao governo português, a falha de energia é decorrente a “variações extremas de temperatura na Espanha”. A empresa destacou que ocorreram oscilações anômalas nas linhas de alta tensão, o que teria causado todo esse problema.
Bolsas não reagem iguais
Embora o apagão tenha afetado o serviço de centenas de empresas, as bolsas de valores dos países impactados não reagiram de forma conjunta ao evento.
O principal índice da bolsa de valores de Lisboa fechou o pregão local com baixa de 1%, aos 6.872 pontos. Com o resultado, o mercado português reverteu uma trajetória de alta que vinha desenvolvendo ao longo de abril.
Já na Espanha, o índice IBEX 35 opera com alta de 0,75%, aos 13.456 pontos. Desde o começo do ano, o resultado já é positivo em 15%.
Um desempenho parecido é visto na França, onde o índice CAC 40 é negociado com avanço de 0,50%, em 7.573 pontos. Desde o começo do mês, o resultado fica negativo em mais de 4%, conforme dados da bolsa de valores de Paris.
No Brasil, por volta das 14h, o Ibovespa operava aos 135.171 pontos, com aceleração de 0,3%. Entre janeiro e abril, o principal índice da bolsa brasileira registra aceleração de 12,5%, segundo informações da B3.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira