21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A distribuição de produtos de investimento ficou ainda mais concentrada nas mãos dos principais bancos brasileiros em 2024, segundo dados do BC (Banco Central).
🏦 Relatório de Estabilidade Financeira divulgado nesta terça-feira (29) pelo BC explica que 60% de toda a distribuição de produtos de investimento de varejo registrada no Brasil no ano passado passou por um desses quatro bancos:
Em 2023, essa participação havia sido de 58,9%.
Os quatro maiores bancos do país ainda ampliaram sua participação nos mercados de corretagem.
No caso das ações, a concentração saltou de 41,6% para 50,4% entre 2023 e 2024. Já em relação a mercadorias e futuros, o índice passou de 45,9% para 48,1%.
No Relatório de Estabilidade Financeira, o BC lembrou que oito atos de concentração foram aprovados em 2024 e três deles envolveram corretoras de títulos e valores mobiliários e algum dos mercados de corretagem e/ou de distribuição de produtos de investimento.
🤝 O BC se refere à compra de 50% do Banco John Deere pelo Bradesco, à aquisição da Guide Investimentos pelo Banco Safra e à compra da Órama Investimentos pelo BTG Pactual (BPAC11).
Ainda assim, o BC classifica os mercados de corretagem como "desconcentrados" e coloca a distribuição de produtos de investimento em um nível "moderado" de concentração.
O Relatório de Estabilidade Financeira do BC revela que os quatro maiores bancos brasileiros também concentram mais da metade dos ativos financeiros do país.
💲 Segundo o documento, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco respondem por 54,7% de todos os ativos do sistema financeiro nacional.
Essa concentração, no entanto, é ainda maior em determinados mercados, chegando a 57,1% nos depósitos e a 57,9% nas operações de crédito.
Em alguns segmentos de crédito, a participação dos quatro maiores bancos brasileiros passa dos 90%. Veja:
Apesar disso, o índice total de concentração bancária caiu de 87,6% para 86,6% no Brasil entre 2023 e 2024, segundo o Banco Central.
De acordo com o BC, essa redução se deve ao aumento da participação das cooperativas de crédito e das instituições não bancárias, sobretudo nos mercados de cheque especial, capital de giro, cartão de crédito e crédito pessoal sem consignação em folha.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?