3Tentos (TTEN3) e Caramuru se unem para facilitar escoamento de produtos agro

Empresas anunciaram joint venture com foco na logística e armazenagem de grãos e farelos no Arco Norte

Author
Publicado em 18/12/2023 às 18:37h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 18/12/2023 às 18:37h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Porto de Santarém, no Pará, é um dos pontos do Arco Norte (Shutterstock)
Porto de Santarém, no Pará, é um dos pontos do Arco Norte (Shutterstock)

A 3Tentos (TTEN3) e a Caramuru se uniram para criar uma empresa de logística voltada ao armazenamento e ao escoamento de grãos e farelos no Arco Norte do país -rota considerada essencial para a exportação dos produtos do agronegócio brasileiro.

🤝 A joint venture entre 3Tentos e Caramuru foi anunciada nesta segunda-feira (18). Segundo as companhias, a operação terá participação igualitária. Os investimentos também serão divididos igualmente entre as partes. A estimativa é de que a nova empresa receba cerca de R$ 400 milhões em investimentos até 2028.

A operação deve entrar em vigor em 2026 e ficará sediada na cidade de Itaituba, no Pará. Uma área que, segundo as companhias, conta com "estruturas para armazenagem de grãos e farelos, além de transbordo para carregamento de barcaças fluviais".

🌾 De acordo com as empresas, esta operação terá capacidade inicial de movimentação de aproximadamente dois milhões de toneladas de grãos e farelos ao ano. Essa capacidade, contudo, deve chegar a cinco milhões de toneladas a partir de 2028. A preferência de uso será da 3Tentos e a Caramuru.

Ganho logístico

"Com a Operação, vamos conseguir escoar nossos produtos de forma mais eficiente trazendo ganhos operacionais logísticos e de armazenagem", comentou o CEO da 3tentos, Sr. Luiz Osório Dumoncel.

"A parceria com a 3tentos é mais um avanço da empresa na exploração de alternativas logísticas no Brasil, visando aumentar a eficiência do escoamento dos seus produtos de maior valor agregado", acrescentou o CEO da Caramuru Alimentos, Sr. Júlio Cesar da Costa.

🗺️ As duas companhias têm operações no Mato Grosso e devem usar a rota do Arco Norte para facilitar o escoamento de produtos como soja e milho para o exterior, principalmente a Europa. O Arco Norte compreende a ligação entre as zonas produtoras do Centro-Oeste e os portos do Norte do país, como os portos do Pará e do Amapá.

Leia também: Azul, Gol e Latam anunciam ações para reduzir preços de passagens