29% considera positiva atuação do STF, diz Datafolha
Índice é segundo maior na série histórica da empresa de pesquisas

Dados do Datafolha, divulgados nesta terça-feira (26), mostram que a imagem do STF (Supremo Tribunal Federal) está melhor entre a população. Segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros aprovam a atuação do tribunal, um avanço de 2% em dois meses.
A reprovação do trabalho da corte caiu dez pontos em relação à última pesquisa, feita em dezembro de 2023, para 28%. Este é o segundo menor nível da série histórica, conforme destacou o Instituto.
Os que consideram o trabalho dos 11 ministros como regular somaram 40%, enquanto outros 3% não souberam responder a pesquisa.
O DataFolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 19 e 20 de março. A pesquisa, conduzida em 147 municípios do país, tem margem de erro de 2% para mais ou menos.
Já fazem alguns anos que o STF está no centro da discussão política, por ser o órgão decisor de vários processos e disputas. A imagem da corte se intensificou no noticiário durante a pandemia, quando o colegiado decidiu que os governos estaduais tinham autonomia para estabelecer regras sanitárias.
A trajetória ganhou mais um capítulo no ano passado, depois que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro invadiram e quebraram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Durante todo o ano, mais de 1,4 mil pessoas foram presas por participação no ato golpista de 8 de janeiro, segundo informações do STF.
Nas últimas semanas, o órgão também liderou as investigações de uma trama golpista que teria sido armada para manter Bolsonaro no poder mesmo perdendo as eleições de 2022 para o rival Lula.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar

Ibovespa quebra sequência de altas em meio às tarifas de Trump; veja ações que caíram
Petrobras e bancos puxam índice brasileiro para baixo, mas são os papéis da Azul (AZUL4) que lideram as perdas neste início de fevereiro