170 mil pessoas caíram em ‘pegadinha’ da CVM; entenda
Investidores foram direcionados à página de corretora falsa que prometia lucros altos
⚠️ Mais de 170 mil pessoas acessaram um site falso criado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para educar investidores.
A página colocada no ar se passava por uma corretora de criptomoedas que prometia lucros altos e sem riscos. O experimento foi realizado no ano passado para alertar os investidores sobre fraudes financeiras.
Segundo a entidade, havia erros gramaticais no site, faltavam informações sobre a composição da empresa, além de incentivos para o crime de pirâmide financeira. Mesmo com todas as informações desencontradas, 49 mil pessoas tiveram interesse em investir dinheiro pela suposta exchange, disseram CVM e Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais).
🤖 Leia mais: Google (GOOGL) cria IA mais potente em buscador para competir com ChatGPT
"É muito importante reconhecer que promessas de resultados garantidos e ofertas que condicionam senso de urgência são fortes indícios de fraudes financeiras", afirma Marcelo Billi, Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima. "Um hábito saudável ao investir é, antes de aplicar os recursos, pesquisar instituições formais e autorizadas a prestar o serviço", prossegue.
O site em questão esteve no ar durante todo o segundo semestre de 2023, mas, quando clicavam em links para finalizar operações, os usuários eram direcionados a páginas com conteúdo educativo. Alguns dos textos alertavam que eles poderiam ter caído em golpes e davam orientações de prevenções.
Essa é a segunda experiencia feita pelos órgãos reguladores de investimentos no país, sendo que, desta vez, a quantidade de acessos se manteve praticamente no mesmo patamar. A ação faz parte de uma agenda educativa da Anbima.
"A iniciativa educacional do site de phishing tem mostrado, regularmente, que há ainda um longo caminho para educar e instruir os brasileiros em geral sobre como evitar fraudes financeiras", comentou Nathalie Vidual, Superintendente da proteção e orientação aos investidores (SOI/CVM).
"Esse tema, proteção contra fraudes, é a base da Semana Nacional de Educação Financeira deste ano, em que várias instituições, do governo e da iniciativa privada, vão promover atividades educacionais para alertar sobre a gravidade dessa questão”, completou.
Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista
Einar Rivero, sócio da Elos Ayta Consultoria, revela quais investimentos acumulam o desempenho mais positivo e aqueles que estão no negativo
Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.
JBS perde ou ganha com marca de embutidos da Kraft Heinz? Analistas respondem
Maior produtora de carnes do mundo pretende comprar norte-americana Oscar Mayer; veja detalhes
MRVE3: Yield On Cost prova que o retorno de seus imóveis nos EUA é péssimo
MRV vende empreendimento Old Cutler, na Flórida, mas não tapa buraco no caixa, segundo analistas
Difícil apostar contra Prio (PRIO3) e que pagará "dividendos" de até 32%
Petroleira pode querer muito mais que os 40% de participação no campo de petróleo Peregrino
Petrobras (PETR4) e sósia na Argentina firmam parceria; saiba motivo
Ações da YPF quase quadruplicam de valor em apenas 2 anos na Bolsa de Valores de Nova York
Orizon (ORVR3) firma contrato de 20 anos para explorar biogás
Entretanto, a parceira no negócio está passando por uma recuperação judicial; confira
A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.