Novas normas da Anbima para contratação de influenciadores entram em vigor
Ideia é garantir transparência aos investidores, deixando as relações comerciais entre influencers e instituições mais claras
A novas normas da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para contratação de influenciadores digitais para publicidade de produtos de investimentos entraram em vigor na última segunda-feira (13).
As normas, segundo a associação, fazem parte do "Anbima em ação", que consiste em um conjunto de atividades que foram eleitas como prioritárias para o biênio 2023/2024.
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Segundo Luiz Henrique Carvalho, gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento da Anbima, as normas vão garantir que os investidores saibam, com clareza, quando determinado conteúdo é uma publicidade.
“Com acesso à informação clara e transparente, o investidor tem mais insumos para identificar, por exemplo, um conflito de interesse. A informação empodera o investidor e o ajuda na tomada de decisão sobre o investimento”, disse Carvalho.
As novas normas determinam que a instituição deve garantir que o influenciador contratado informe, verbalmente ou por escrito, o nome do contratante, quando estiver fazendo uma propaganda.
O distribuidor da propaganda (contratante) também deve garantir que o influencer tenha as certificações ou autorizações necessárias caso esteja fazendo recomendação ou análise de algum produto.
"Todas as relações comerciais deverão ser regidas por um contrato, que deve informar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência", informou a Anbima.
Dessa forma, o contrato deve garantir que o influenciador, ao fazer uma publicidade em nome de uma instituição, zele pelo cliente, aja de boa fé e seja transparente no trato das informações, evitando conflitos de interesse e concorrência desleal.
“Nós já acompanhamos as atividades dos influenciadores desde 2020 e entendemos a importância deles na democratização de informações sobre investimentos e educação financeira. Por isso, os convidamos para participar da construção dessas regras”, afirmou Carvalho.
Aumento de seguidores dos influenciadores de investimentos
De acordo com a 5ª edição do FinFluence - Quem fala de investimentos nas redes sociais, relatório publicado pela Anbima em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), os influenciadores digitais de investimentos somaram 176,3 milhões de seguidores, ao final do primeiro semestre de 2023, contando perfis de Facebook, Instagram, X e YouTube.
Na comparação com a primeira edição do relatório, que analisou o período entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, houve uma alta de aproximadamente 140% no número de seguidores dos finfluencers, comprovando a popularidade crescente do marketing de influência no universo de investimentos no Brasil.
"Os avanços no número de seguidores, no volume de publicações e no engajamento ratificam a crescente popularidade dos influencers sobre uma audiência que busca, cada vez mais, nas diferentes redes sociais fontes de informação para suas vidas financeiras”, afirmou Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com os Associados da Anbima.
A Anbima também realizou um ranking de popularidade dos influenciadores de finanças e investimentos do País, baseado em número de seguidores, engajamento médio, volume de publicações, autoridade (capacidade do influenciador dominar um ou mais assuntos do universo de finanças) e articulação (poder do player de se conectar e interagir com o ecossistema de investimentos, com diferentes públicos e outros finfluencers).
Os produtores de conteúdo Economista Sincero, Primo Rico e o analista Thiago Guitiáns Reis são os destaques entre os influenciadores pessoas físicas.
Nos perfis pertencentes a empresas, o top 3 é formado pela casa de análise Dica de Hoje, pelo portal especializado Bloomberg Línea Brasil e pelo produtor de conteúdo Me Poupe!.
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