O Índice de Dividendos (IDIV) representa para os investidores a performance média dos ativos que mais remuneram seus acionistas. Para essa remuneração vale tanto os dividendos quanto os juros sobre o capital próprio.
Esse índice, por compor uma classe especial de ativos, têm alguns critérios parecidos com os vistos em outros índices e critérios exclusivos a fim de trazer para o investidor o filtro necessário para representar exclusivamente os ativos que mais remuneram seus acionistas, ou seja, distribui o seu lucro.
Estes critérios trazem especificamente que: O ativo deve estar entre os 99% mais negociados nas 3 carteiras anteriores e com presença em 95% dos pregões no mesmo período (até aqui critérios compartilhados com alguns índices). Além disso, o ativo deve estar no grupo dos 33% com maiores rendimentos pagos nos últimos 36 meses (3 anos), e para complementar ele não pode ficar um período maior do que um ano sem remunerar o acionista enquanto vigorar o período de 36 meses acima.
Para o investidor trata-se de um filtro importante, sobressai também a necessidade de explicar o motivo. Isso acontece, pois, uma das estratégias de investimento mais comuns é ter uma renda através do constante pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio. Porém muitas empresas preferem não distribuir seus ganhos a seus acionistas e reinvestir no próprio negócio para gerar crescimento, sendo assim participar de um índice como esse sinaliza que existe sim uma distribuição na frequência mínima de uma vez ao ano. Além disso serve como referência para comparar (benchmark) uma carteira feita para receber dividendos. Sendo assim é importante ressaltar que esse índice traz, principalmente para quem opta por uma estratégia de recebimento de dividendos um “norte” importante.
Outro ponto é comparar este índice com os demais setoriais, já que neste, o seu valor além de ser uma média ponderada do preço dos ativos, é também, guardada a mesma ponderação, a soma dos dividendos distribuídos durante o período. Ou seja, esse índice representa os ativos e os dividendos que os ativos distribuem.