O SMAL11 é um ETF (Exchange Traded Fund) que replica o índice de Small Caps (ações de empresas com menor capitalização) da bolsa de valores brasileira, a B3. Esse ETF é gerido pela gestora BlackRock e negociado na B3.
O objetivo do SMAL11 é fornecer aos investidores a oportunidade de investir em uma carteira diversificada de ações de empresas com menor capitalização de mercado, que muitas vezes apresentam maior potencial de crescimento em relação às empresas de grande capitalização.
O índice de Small Caps da B3 é composto por um grupo de empresas que representam aproximadamente 15% do valor de mercado total das companhias listadas na B3.
Confira os requisitos para participação no índice, e por consequência no ETF:
- Estar entre os ativos que, em ordem decrescente, estejam classificados fora da lista dos que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas listadas no mercado à vista (lote-padrão) da B3.
- Estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representem em conjunto 99% do somatório total desses indicadores.
- Ter presença em pregão de 95% no período de vigência das três carteiras anteriores.
- Não ser classificado como penny stock.
Além disso, vale destacar que de acordo com a metodologia do índice, não podem ser parte da composição do índice BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial.
O SMAL11 é um investimento acessível para investidores individuais que desejam ter exposição ao mercado de ações de empresas de menor capitalização sem precisar comprar ações individuais ou gerenciar uma carteira de ações.