Trump estuda demissão do presidente do Federal Reserve, diz assessor
A declaração foi feita na última sexta-feira (18).

🗣️ Kevin Hassett, assessor econômico da Casa Branca, afirmou que a saída de Jerome Powell do comando do Federal Reserve está sendo avaliada pela administração Trump. Quando perguntado por jornalistas se a remoção do presidente do Fed era realmente uma opção, Hassett declarou: “o presidente e sua equipe continuarão a estudar o assunto.”
A fala chega após críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltadas a Powell. Na última sexta-feira (18), Trump disse que a autoridade do Fed deixará o comando "se pedir para ele". Segundo Trump, Powell chegou "tarde de mais" para tomar ações.
🏦 Ele ainda acrescentou: “Não acho que ele esteja fazendo o trabalho direito. Ele está atrasado, sempre atrasado. Um pouco lento, e não estou feliz com ele. Eu o deixei saber disso, e se eu quiser que ele saia, ele vai sair rapidinho.”
Leia também: Canadá recua e abandona política de retaliação “dólar por dólar” contra os EUA
No mesmo dia, Trump também criticou a política monetária de Powell. “Espera-se que o BCE corte as taxas de juros pela sétima vez, e, no entanto, o ‘tarde demais’ Jerome Powell, do Fed, que sempre chega ‘tarde demais e errado’, divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica confusão completa!”, afirmou.
O republicano enfatizou ainda que a Casa Branca manterá a atual política tarifária. “Os preços do petróleo caíram, os alimentos (até os ovos!) caíram, e os EUA estão ficando rico em tarifas. O ‘tarde demais’ deveria ter reduzido as taxas de juros há muito tempo, como o BCE fez, mas certamente deveria reduzi-las agora. A demissão de Powell não chega rápido o suficiente!”, acrescentou Trump.