João Appolinário: conheça a trajetória do CEO da Polishop

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Publicado em 07/11/2022 às 12:52h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 07/11/2022 às 12:52h Atualizado 1 ano atrás por Redação
João Appolinário: conheça a trajetória do CEO da Polishop

Você conhece o empreendedor e empresário João Appolinário? Você sabe como ele alcançou a posição de destaque na qual se encontra hoje? Conhecer a vida dos grandes empresários para entender como eles enriqueceram é muito importante para os investidores. Existe muito a se aprender com histórias de sucesso. Pensando nisso, hoje o Investidor10 irá contar toda a trajetória de João Appolinário, criador e atual CEO de uma das maiores empresas do Brasil, a Polishop.

Quem é João Appolinário?

São muitas as alcunhas dadas a João. Alguns o conhecem como o “homem da tevê”, outros como o “rei da TV do Brasil”. Alguns o veem como “O Donald Trump brasileiro”. O fato é que ele é o maior anunciante da televisão brasileira, veiculando mais de 140 horas em “infomerciais” diariamente, que são distribuídos em diversos canais de televisão pagos. Inclusive, João também é dono de um canal pago próprio, a Polishop TV, que funciona como um veículo exclusivo de propaganda para a sua empresa, a Polishop. Graças ao seu sucesso como empresário, hoje João é um dos “tubarões” participantes do reality show “Shark Tank”, que é apresentado no Canal Sony e na Bandeirantes. A sua empresa, a Polishop, foi fundada apenas em 1999. Antes disso, ele adquiriu experiência com diversos investimentos e também nas concessionárias da família.

Trajetória de João Appolinário

Trajetória de João Appolinário

João Appolinário ministrando mentoria - Foto: Instagram[/caption] Quando era criança, João passava as suas férias no Guarujá, além de sua família também possuir uma casa na praia de Pernambuco e um barco ancorado em Santos. Passou sua infância em São Caetano até os 6 anos de idade. Depois disso, a família se mudou toda para São Paulo, passando a viver na mesma rua do prefeito na época. Atrás da casa de João Appolinário, o seu pai fez a aquisição de um grande terreno que foi transformado em um prédio de 6 andares, onde ele iniciou uma concessionária. Com um pai empreendedor, a trajetória de João acabou não sendo muito diferente, seguindo os passos do pai e já começando a empreender muito cedo na vida. Um de seus primeiros negócios, por exemplo, foi um ringue de patinação na cidade de Guarujá. Na época, patinar era moda e a ideia parecia ser muito boa a princípio. Vale ressaltar que ele também investiu em uma na confecção do seu primo que precisava de dinheiro na época. Ele sempre gostou de ter múltiplos negócios. O ringue de patinação, todavia, acabaria se provando um fracasso, pois João, na época, tinha uma atitude mais relapsa e não cuidava direito do negócio, e o seu pai viu isso. O conselho que o pai de João deu, foi: “Se você quer que alguma coisa dê certo, precisa ficar em cima”. Como ele não ficou em cima, perdeu o valor de um corsel à época. O que sobrou do empreendimento foram alguns patins velhos e uns postes de luz que o pai levou para o pátio da concessionária. Logo, João decidiu trabalhar com o pai.

Da concessionária da família a Polishop

O João Appolinário que conhecemos hoje, moldou-se como sócio da concessionária de automóveis da sua família. Nesse período da vida adquiriu muita experiência administrativa. Alguns anos depois, no entanto, João decidiu passar um período fora do país. Quando retornou, veio focado em fazer a venda de um produto para emagrecer, o Seven Day Diet. Este produto havia sido criado pelo nutricionista norte-americano Gary Smith, que na época era a pessoa que cuidava pessoalmente da preparação física de Emerson Fittipaldi. Na época, os especialistas diziam que o produto que João queria vender era caro demais para o público-alvo que ele tinha, também criticando a sua abordagem de vendas. A forma como o empresário queria vender o produto de emagrecimento, era por meio da televisão e do telefone. Apesar do desincentivo, ele bancou a ideia e acreditou até o fim. O que o ajudou a ter sucesso na empreitada foi o apoio financeiro do ex-piloto Emerson Fittipaldi, que também acabou se tornando o garoto propaganda do produto. Eventualmente, três anos após o lançamento, mais de 600 mil kits já haviam sido vendidos, provando o sucesso do produto e o tino empreendedor de João Appolinário. Com o dinheiro adquirido dessa primeira empreitada e de outros investimentos, o empresário então fundou uma nova empresa, conhecida no Brasil todo hoje como Polishop.

O tino para negócios de João Appolinário

Algo que se espera de um empreendedor é que ela seja capaz de enxergar oportunidades que outras pessoas não conseguem, e foi isso que João viu no produto de emagrecimento. Primeiro, ele teve um feeling de que, apesar das críticas, o produto poderia vender bem sim no mercado brasileiro. Bastava que a venda fosse feita corretamente. Inicialmente, o empresário não montou uma grande empresa. Ele começou pequeno, com um escritório que já era da família. Para cortar ainda mais os custos, terceirizou a logística. Ele também montou um call center, colocou alguns anúncios e, antes do que imaginava, as primeiras vendas começaram a acontecer. Logo faltou produto em razão da demanda. Um ano depois, sentiu que dava para diversificar. Nesse momento, ele se interessou em começar a vender também um equipamento de ginástica anunciado por Chuck Norris. Logo ele também começou a comercializar um produto para fortalecer o bumbum e, para dar credibilidade ao produto, contratou as bailarinas do “É o Tchan” para testar. O embrião da Polishop então começava a surgir com a aventura de João Appolinário na venda dos produtos mais diversificados e inovadores que ele conseguia encontrar.

João Appolinário e a Polishop

João Appolinário e a Polishop

João Appolinário e a Polishop - Foto: Instagram[/caption] O crescimento da Polishop, empresa com mais de 20 anos de história, se deu graças a um pesado marketing multinível. No começo os infomerciais vendiam por volta de 30 produtos. Desde o princípio, em 1999, João focava em explicar detalhadamente os produtos ao consumidor. O objetivo era fazer com que a pessoa se tornasse cada vez mais interessada. Vale ressaltar que sempre foi uma prática de João fazer a aquisição de espaços em canais pequenos. A intenção era tornar a Polishop quase onipresente, ainda mais na TV a cabo. Entretanto, o sucesso da Polishop acabava gerando conflitos com os grandes varejistas. Para se livrar disso, João então começou a fazer parcerias com empresas nacionais. Com o passar do tempo, João viu que a televisão não seria o suficiente para fazer a sua empresa crescer o tanto que poderia, e então começou a investir no comércio virtual. O e-commerce, no início, sofreu com algumas barreiras impostas pelas próprias pessoas, que queriam ver e tocar nos produtos antes de se decidir por comprá-los. Rapidamente, no entanto, esse problema foi contornado, graças ao fato de que a empresa já possuía mais de 200 pontos de venda espalhados por todo o país. O que também contribuiu muito para o sucesso da empresa foi a sua ênfase em diferentes canais de atendimento. Sendo desde o princípio uma empresa de fato omnichannel. Na prática, isso significa que o cliente pode começar um compra por qualquer canal e terminar em outro sem prejuízos. Por conta das consequências da crise de 2020, muitas das lojas físicas da empresa precisaram ser fechadas. Hoje, são pouco mais de 250 pontos de venda. Por outro lado, a crise provocou uma reestruturação que fez a empresa investir mais nos dois centros de distribuição em Jundiaí, (SP) e Itajaí (SC).

Polishop: Uma linha do tempo

Veja abaixo uma linha do tempo com os fatos mais importantes sobre a empresa:

  • 1999: Nascimento oficial da empresa por João Appolinário que, inicialmente operava apenas com infomerciais e vendas por telefone;
  • 2002: Criação da revista Ideias, uma espécie de revista catálogo que tem como principal foco os benefícios dos produtos;
  • 2003: Inauguração das primeiras lojas físicas em Shoppings de São Paulo. Até 2016 eram quase 230 pontos de venda em 25 estados e o Distrito Federal;
  • 2004: Criação do seu canal próprio de televisão, a Polishop TV, que reúne hoje as propagandas de todos os seus produtos;
  • 2007: Foi o início da expansão para o exterior, distribuindo produtos para a toda a América do Sul, Estados Unidos, Ásia e alguns países da Europa;
  • 2009: Criação do projeto social “Transformando vida: Uma de cada vez”, que busca ajudar financeiramente a projetos existentes que buscam transparência e seriedade;
  • 2011: Nascimento do seu canal de vendas direta o “Polishop Com Vc”, que se firmou como uma possibilidade de vendas por marketing multinível ou marketing de rede;
  • 2012: É registrado um crescimento expressivo de mais de 320% no Polishop Com Vc;
  • 2016: Lançamento da primeira linha de produtos de beleza da empresa, chamada “Be emotion”;
  • 2016: Aquisição dos direitos de organização do Miss Brasil pelo período de 10 anos, até 2026;
  • 2020: Reestruturação das suas lojas físicas com corte de 25 milhões nas redes varejistas e investimento de 10 milhões em tecnologia e logística;
  • 2022: Parceria da Polishop com a MIBR, uma das principais equipes de e-sports do Brasil, iniciando o interesse da empresa nesse tipo de mercado.

Dados estatísticos sobre a Polishop

São quase 23 anos de empresa. No seu auge, em 2019, a Polishop possui quase 300 pontos físicos espalhadas por todo o Brasil, e um catálogo com mais de 500 produtos. Na Polishop com VC, na época a empresa contava com mais de 160 mil vendedores online. Ao todo, estima-se que o faturamento médio da empresa seja 1 bilhão de reais por ano. Entretanto, no ano de 2018 a empresa fez um faturamento de 2,7 bilhões de reais, sendo, à época, a quinta maior loja de departamento, artigos do lar e mercadorias em geral. O faturamento de 2018, por sua vez, representou um aumento de 17% se comparado ao ano anterior. Muito do sucesso foi creditado às suas marcas próprias. Que eram:

  • Genis Fitness;
  • Be Emotion;
  • Viva Smart Nutrition.

Em 2016, por exemplo, estas marcas representavam pouco mais de 20% do faturamento da companhia. Ao final de 2021 elas já representavam mais de 40%, com a adição da iChef, que vende produtos gourmet. Vale ressaltar que os produtos da empresa são classificados em 10 categorias diferentes, que vão desde utensílios domésticos até mesmo itens para animais de estimação. A empresa também possui parceria com Shoptime, Submarino, que são marcas da B2W Digital, uma das principais concorrentes da empresa no seu setor. No ano de 2021, pelo menos 70% das vendas da empresa aconteciam fisicamente, sendo que o e-commerce representava os outros 30% do faturamento da companhia. Antes da pandemia de 2020, o quadro de funcionários da empresa contava com mais de 3500 colaboradores. Por conta da crise, uma parcela do pessoal precisou ser liberada. Algo que também se alterou foi a quantidade de pessoas que trabalhavam no call center fisicamente. O número passou de 800 para 400, sendo que o restante foi para home office.

Onde João Appolinário investe o seu dinheiro?

João Appolinário no Shark Tank Brasil

João Appolinário no Shark Tank Brasil - Foto: Instagram[/caption] Uma das atividades pelas quais João também é muito conhecido, é como jurado no programa de televisão “Shark Tank Brasil - Negociando com Tubarões”. O programa é exibido pelos canais Sony e Bandeirantes, e até o momento, o empresário já investiu em mais de 14 startups, um investimento que soma mais de 14 milhões de reais. Uma das empresas na qual João investe é a Flex Interativa, que promove soluções de realidade aumentada e virtual, com produtos já expostos na loja da Polishop. Outra empresa famosa investida por João é a Mega Studio, um empreendimento fundado pela empreendedora Marcella Dias e seu ex-marido, como salão de cabeleireiro de luxo. Ao todo, como investidor anjo, João Appolinário investe em pelo menos 15 startups diferentes. A maioria delas encontradas no próprio programa de TV.

Qual é o patrimônio de João Appolinário?

Uma das perguntas que mais suscita a curiosidade dos investidores, é sobre qual é o tamanho da fortuna de João. O problema é que, infelizmente, esse dado não é conhecido. Por outro lado, deduz-se que o seu patrimônio seja avaliado em pouco mais de 1 bilhão de reais, sendo este quase completamente atrelado ao faturamento da Polishop. Gostou de conhecer a história de João Appolinário? Então aproveite para ler os outros perfis de grandes empresários e investidores aqui no site do Investidor10. Antes de sair, se você ainda não segue, siga nossa página no Instagram.