Petrobras (PETR4): Conselho de Administração ganha novo membro, conheça
Assembleia de acionistas reconduziu sete conselheiros e elegeu um novo representante da União.

O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) ganhou um novo membro. Isso porque a União alterou um dos seus representantes no board na eleição realizada nessa quarta-feira (16).
⛽O novo conselheiro é o engenheiro José Fernando Coura, que é vice-presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), presidente do Sindiextra-MG (Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais) e membro do Conselho Temático da Mineração da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Coura também já foi presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) e do Sinferbase (Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos), além de secretário adjunto de Minas e Energia de Minas Gerais.
🧑💼 Ele vai substituir Vitor Saback, que recentemente deixou a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia para assumir a presidência da Paranapanema (PMAM3).
Além de José Fernando Coura, a União conseguiu reeleger seus outros cinco representantes no Conselho de Administração da Petrobras, incluindo a presidente da estatal, Magda Chambriard, e o presidente do board, Pietro Mendes. São eles:
- Pietro Mendes, presidente do Conselho;
- Magda Chambriard, presidente da Petrobras;
- Bruno Moretti, economista;
- Rafael Dubeux, secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda;
- Renato Galuppo, advogado.
Já os acionistas minoritários garantiram a recondução de dois dos atuais conselheiros independentes da Petrobras:
- José João Abdalla Filho, o Juca Abdalla, um dos maiores investidores individuais da B3;
- Aloísio Macário Ferreira de Souza, conselheiro profissional, com atuação na Cemig (CMIG4).
Os minoritários também têm direito a outros dois assentos no Conselho de Administração da Petrobras. Essas vagas, no entanto, não estavam na disputa dessa quarta-feira (16), pois seus ocupantes têm mandato garantido até 2026. O mesmo acontece com a representante dos trabalhadores da estatal no board.
Por isso, além dos oito nomes eleitos nessa quarta-feira (16), seguem no board os seguintes conselheiros:
- Francisco Petros, indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias;
- Jerônimo Antunes, indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais;
- Rosangela Buzanelli Torres, eleita pelos empregados.
Vale lembrar, no entanto, que o governo federal também indicou o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, para uma diretoria da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Se confirmado para o cargo, Mendes pode deixar o board e abrir vaga para um novo conselheiro na Petrobras.
Dividendos
💰 Além de eleger um novo Conselho de Administração, a assembleia de acionistas realizada nessa quarta-feira (16) avaliou as contas da Petrobras em 2024. E, com isso, aprovou a distribuição de R$ 9,1 bilhões em dividendos adicionais.
O provento havia sido proposto em 26 de fevereiro pelo Conselho de Administração da estatal, mas precisava ser ratificado pelos acionistas.
Com a aprovação da assembleia, a Petrobras vai pagar pouco mais de R$ 0,70 por ação de forma parcelada nos meses de maio e junho. Terão direito os acionistas registrados nessa quarta-feira (16). Veja aqui os detalhes.