Aqui no Brasil existe uma divisão entre os tipos de ações. Se pesquisarmos um pouco vamos compreender que temos diferentes modelos de ações no mercado e hoje falaremos de um desses modelos, as units.

Units
Investindo em Units – Foto: Freepick

O objetivo desse artigo é falar o que se entende sobre as units, como elas funcionam, como são compostas, benefícios ofertados e como adquirir ações desse padrão.

O que são as Units?

As Units, também conhecidas como Certificados de Depósito de Ações, são pacotes de investimento comercializados na B3. Ou seja, em uma unit podemos encontrar diferentes modelos de investimento, como ON (ações ordinárias), PN (ações preferenciais) e BDRs (Brazilian Deposit Receipts).

Logo, é possível dizer que a unit não é uma ação propriamente, mas sim um combo com mais de um tipo de ativo dentro. Devido a tais atributos, esse combo de ações integra as desvantagens e vantagens dos tipos ações presentes dentro da mesma.

Por exemplo, se um investidor comprar uma unit e ela for composta por ações ON e PN, ele passara a ter os direitos que ambos tipos de ação oferece. O que diz que o investidor terá direito a voto em assembleias e também a primazia na hora de receber dividendos.

Porém, os privilégios oferecidos, são de acordo com a quantidade de ativos que o investidor detém dentro daquele conjunto.

Ações Ordinárias e Preferenciais

As ações ordinárias e preferenciais você já deve conhecer por estarem listadas em nosso site e serem mais comuns para a maioria das pessoas, no entanto, relembraremos resumidamente sua constituição, mas convido a você a conferir na integra todas as características dessas ações, assim como escolher entre elas.

A principal característica das ações ordinárias é permitir ao seu portador o direito de voto nas assembleias da companha, no entanto, para o pequeno investidor esse fator não tem muito peso.

Desse modo, o que mais atrai o investidor em ações ordinárias, incluindo os investidores menores, é deter o direito de participar do rendimento quando a empresa for vendida ou transferida para o controle de outra companhia, esse processo também conhecido como tag along.

Já os detentores de ações preferenciais dispõem de: retorno financeiro a curto prazo, o que permite uma maior liquidez de suas ações; de primazia na hora de receber os dividendos; e, em alguns casos direito a tag along ou voto em assembleia, como aprendemos nas definições a cima. 

Brazilian Deposit Receipts (BDRs)

As BDRs são certificados de ações estrangeiras que são comercializadas na B3. Desse modo, as BDRs não são caracterizadas como ações estrangeiras propriamente, mas sim uma categoria que lhe o direito a portar ações estrangeiras.

É possível compreender as BDRs também como fundo de investimentos, que adquirem ações do exterior e comercializam seus direitos na B3.  Com isso o investidor nacional consegue entrada no comercio de ações de companhias estrangeiras sem necessitar enviar dinheiro para o exterior.

Aqueles que investem na BDR não se tornam sócios da companhia, mas ganham o direito de participação indireta nas atividades. .

Quais as principais características das Units?

Como descrito anteriormente as units podem ser compostas por até três modelos de ações distintos, adquirindo assim direitos de acordo com as ações que a compõem. As units estão dispostas na B3 com código de número 11 em seu final, isso quer dizer que todos os códigos que terminam com 11 são uma unit.

As units são ativos agregados no mercado a vista, por isso, sua comercialização é realizada em um padrão de lote de pelo menos 100 ações. A liquidez das ações é física e financeira, detendo de um tempo de D+3 a contar do dia que se efetuou a transação.

Algo importante a se dizer é que a constituição dessas ações é denominada diante dos interesses que a corporação apresenta e regulamentadas por meio da CVM.

Desse modo as empresas podem optar em oferecer no mercado uma unit, devido à restrição societária que a empresa possui, ou até mesmo devido as estratégias da própria empresa, com intento de dificultar aos investidores de ON o acumulo de muitas ações, evitando assim que um terceiro receba o controle da empresa. 

Benefícios desse tipo de ação

Por ser um combo que dispõe de diferentes modelos de ações dentro de si, uma unit pode conter as características das ações na qual é constituída. Ou seja, se o investidor compra uma unit que é um combo de ações ordinárias e preferenciais, logo ele terá os privilégios que os dois tipos de ações dispõem, como direito a voto em assembleia e primazia no recebimento de dividendos.

O que pode representar um ponto positivo para você que busca esse tipo de investimento, afinal você deterá mais direitos do que se investisse em apenas um tipo de ação.

Outras vantagens apresentadas nas units são: recebimento periódico de dividendos; possibilidade a longo prazo de uma rentabilidade atraente; não necessita de grande quantia de dinheiro para se investir; possibilidade de compra e venda das ações quando quiser; eficiência tributária e possibilidade de realizar o empréstimo de suas ações, recebendo assim ganhos extras.

Como comprar Units?

As units são comercializadas na B3, com lotes de no mínimo 100 ações. Para efetivar a compra desses lotes você precisa dispor em primeiro lugar de uma conta ativa em uma corretora, após você poderá efetuar suas negociações, enviando ordens de compra e com o tempo se desejar, ofertas de vendas também.

Mesmo que as units não sejam ações tradicionais e disponham de um conjunto de benefícios que as ações comuns não portam, é preciso destacar a necessidade de você analisar o seu perfil, observando quais os seus objetivos com o investimento e estabelecer estratégias financeiras, além de uma boa pesquisa sobre as empresas que deseja investir, verificando as compatibilidades com o que você deseja.

Para identificar, pesquisar e acompanhar as units, é só buscar os códigos que terminam com o número 11. Aqui no site você poderá encontrar várias empresas que dispõem desse tipo de ação.