Fiagro: saiba o que são e como funcionam os 'FIIs do agronegócio'

Author
Publicado em 29/12/2022 às 18:06h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 29/12/2022 às 18:06h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Fiagro: saiba o que são e como funcionam os 'FIIs do agronegócio'

O Fiagro é uma novidade no mundo dos investimentos brasileiros. Muitas pessoas ainda não sabem muito bem como ele funciona e por isso não investem. De fato, algo que todo investidor deve fazer antes de decidir aportar o seu dinheiro em qualquer tipo de investimento, é conhecer mais e melhor a respeito dele. Com isso em mente, o Investidor10 decidiu escrever este artigo explicando tudo que é necessário saber sobre o FIIs do agronegócio, o que eles são e como eles funcionam. Vamos lá?

O que é Fiagro?

Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais)

, é um fundo que investe no segmento da agroindústria, sejam estes imóveis ligados ao setor ou em atividades deste. Vale destacar que os recursos podem ser aportados em recebíveis, imóveis rurais e até mesmo participações societárias em empresas do agronegócio brasileiro. Dentre todos os investimentos que o investidor pode fazer, o Fiagro é uma das opções mais recentes, estando disponível para comercialização apenas em outubro de 2021. Por ser um fundo de investimento, suas características se assemelham muito aos FIIs (Fundos Imobiliários), sendo inclusive bons pagadores de dividendos mensais. Um FII do agronegócio, portanto, possui um administrador, um gestor, taxas a serem pagas pela manutenção da administração. O valor de sua cota também varia com oferta e demanda. Um ponto interessante sobre este tipo de investimento é que ele ajuda a democratizar a participação das pessoas físicas na captação de recursos para o agronegócio.

Regulamentação do Fiagro

A regulamentação deste tipo de investimento foi iniciada com a lei 8668/93, que versa sobre as regras dos fundos imobiliários. No entanto, o Fiagro criou exigências novas. Então, surgiu a lei 14.130/21, que institucionalizou o “Fundo de Investimento em Cadeias Produtivas Agroindustriais”, efetivamente alterando a primeira lei. Por conta dessa proximidade entre os dois tipos de investimentos, costuma-se dizer que os FIIs e os Fiagros são primo-irmãos, ainda mais porque funcionam da mesma forma. No caso, a nova lei estabelecida em 2021 especifica exatamente os tipos de ativos os quais o Fiagro pode alocar o dinheiro dos cotistas. Os principais são:

  • Imóveis rurais como ranchos, sítios, chácaras, roças, estâncias, granjas, fazendas, engenhos e etc.
  • Participação em sociedades que explorem atividades integrantes da cadeia produtiva agroindustrial;
  • Ativos financeiros, títulos de crédito ou valores mobiliários emitidos por pessoas físicas e jurídicas que integrem a cadeia produtiva agroindustrial;
  • Direitos creditórios do agronegócio e títulos de securitização emitidos com lastro em direitos creditórios do agronegócio;
  • Direitos creditórios imobiliários relativos a imóveis rurais e títulos de securitização emitidos com lastro nesses direitos creditórios.

Leve em consideração ainda que os FIIs do agronegócio possam arrendar ou alienar os imóveis rurais que ele vier a adquirir ao longo do seu tempo de existência. Também é importante frisar que, assim como os FIIs, existe a incidência de 20% de IR sobre o ganho de capital do Fiagro, com a diferença de que este pode ser antecipado ou postergado.

Os tipos de Fiagro

Os tipos de Fiagro

Os tipos de Fiagro A resolução 39 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), define que existem três tipos de FIIs do agronegócio diferentes. Veja mais sobre cada um deles a seguir.

1. Fiagro-FIDC

FIDC é a sigla para “Fundo de direitos creditórios”. Em relação a um fiagro, estes recebíveis que lastreiam o fundo estão associados a atividades agroindustriais. Para que consigam se manter operacionais, as empresas do agronegócio muitas vezes têm de antecipar os seus recebíveis, já que os prazos de recebimento são desajustados. Por conta dessa dinâmica é que existe este tipo de fiagro, atendendo a demanda de uma característica específica do setor.

2. Fiagro-FII

Entre os três tipos de fiagro, este é o mais parecido com os fundos imobiliários, já que a sua tese principal é investir em propriedades imobiliárias do agronegócio. Inclusive, assim como no caso dos FIIs, os investimentos feitos neste tipo de fiagro podem ser diretamente em terras e imóveis agrícolas ou em títulos LCAs e CRAs.

3. Fiagro-FIP

Este é um tipo de fiagro que supre a demanda por investimento direto em empresas do setor, oferecendo a opção de participação societária em empresas do agronegócio. No caso, a sigla FIP, significa “Fundo de Investimento em Participações”. Vale destacar que ao adquirir este tipo de fiagro, o investidor pode participar das decisões e resultados das empresas.

Qual é a importância do agronegócio para o Brasil?

Agora que você já sabe o que são FIIs do agronegócio e como este tipo de investimento funciona, é importante entender porque ele pode ser uma opção tão interessante para investidores. No caso, o agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, tendo correspondido a mais de 27% do PIB do país no ano de 2021. O seu saldo foi positivo, em mais de 105,1 bilhões de dólares, representando uma alta de 20% em relação ao ano anterior, sendo que todos os anos ele cresce consistentemente. Outro ponto importante é que, mesmo em meio a crises, este é um setor bastante resiliente, tendo sido o único setor brasileiro que cresceu durante a pandemia. O seu impacto na geração de empregos também é bastante relevante, sendo responsável por mais de 9 milhões de empregos formais no país. Leve em conta ainda que, além dos alimentos, este setor também gera matéria-prima para diversos segmentos a partir da cana-de-açúcar, milho, soja e gordura animal. A conclusão a que se pode chegar é que, por ser o setor econômico mais forte do país, do qual grande parte de sua economia depende, trata-se de um ótimo investimento.

Como se faz para investir em Fiagros?

Por fim, é importante entender como se faz para investir em fiagros. No caso, o processo é simples, basta ter uma conta em uma corretora de valores e acessar o home broker. Entretanto, como existem vários FIIs do agronegócio no mercado, o que deve ser feito é uma avaliação de qual é a melhor opção para se investir. No caso, é importante se analisar:

  • Quem é a instituição por trás do fundo;
  • Quais são os ativos nos quais ele investe;
  • Quem é o gestor e o seu histórico;
  • No caso dos CRAs, é interessante observar a localização dos devedores.

Em outras palavras, estude a fundo sobre o investimento que você estiver fazendo, para não ter dores de cabeça no futuro. Também é importante saber o seu perfil de investidor. Investidores com um perfil mais arrojado talvez se sintam frustrados com os fiagros, sendo este mais recomendado para um perfil conservador de investidor. Claro, também é sempre importante o investidor se lembrar de nunca colocar 100% do seu capital em um tipo de investimento, seja fiagro ou outra coisa. Diversificação é a chave. Gostou deste conteúdo? Então aproveite para saber mais sobre no blog do Investidor10! Antes de sair, siga nossas redes sociais.