Como investir em metais preciosos? Guia Completo

Author
Publicado em 14/06/2023 às 15:38h - Atualizado 10 meses atrás Publicado em 14/06/2023 às 15:38h Atualizado 10 meses atrás por Redação
Investir em Ouro

Você sabe como investir em metais preciosos? Ao longo deste conteúdo, vamos mostrar um passo a passo definitivo para que você consiga começar a investir em metais preciosos. Para quem tem uma grande afinidade com o ouro e com outros metais, com certeza este nosso conteúdo será muito útil.

É possível investir em metais preciosos?

Primeiro de tudo, sendo uma dúvida super comum, é importante começarmos falando se é possível investir em metais ou não. De forma prática, vemos que existem uma grande gama de metais preciosos que possuem um valor de mercado elevado. Um exemplo clássico disso e que está muito presente em nosso dia a dia é o ouro. O Ouro é um metal precioso que, por incrível que pareça, já movimenta a economia há muito tempo. Para termos uma noção do tempo que o ouro foi usado como lastro, até o ano de 1970 ele era um lastro financeiro presente e utilizado em bancos. Contudo, mesmo depois de deixar de ser um lastro financeiro, ele continuou com um grande valor agregado. Dessa forma, continuando com o exemplo do Ouro, vemos que ele possui uma boa valorização. Ao longo do tempo, ele foi um dos metais que mais valorizaram. Tudo isso faz com que muitas pessoas cheguem a seguinte pergunta: "Mas, afinal, dá para investir em metais preciosos?" Sim, é possível!  Desse modo, para que você entenda melhor, vamos começar mostrando quais são os metais preciosos que as pessoas mais investem.

Quais são os metais preciosos que as pessoas mais investem?

De forma clara, existem muitos metais que você pode investir. Contudo, para facilitarmos a sua vida, comentaremos apenas de três desses metais, são eles:

Ouro

O Ouro é um dos metais mais procurados pelos investidores. Para muitos investidores, o Ouro é uma proteção de carteira. Às vezes, quando estamos com uma posição grande em renda variável, por exemplo, acabamos buscando por investimentos mais seguros. Na maioria dos casos, nossos exemplos de segurança são voltados para ativos de renda fixa ou moedas de outros países, como o dólar. Contudo, para alguns investidores, o grau de segurança desses investimentos não é o suficiente. É por isso que existem pessoas que acabam comprando Ouro. Como primeiro ponto positivo do Ouro, vemos que ele é um metal escasso, o que acaba agregando para o valor dele. Além disso, ele não está vinculado a nenhum país ou instituição, o que faz com que o valor dele não dependa diretamente de fatores políticos. Somado a tudo isso, se pegarmos o quesito histórico, que é algo muito usado nos critérios de análise, veremos que o Ouro só vem se valorizando. De tal modo que o Ouro se mantém constante na valorização, vemos que mais investidores olham para ele como um protetor de carteira.

Prata

Assim como o Ouro, a Prata é um outro metal que surpreende os investidores através de sua valorização. Obviamente, a prata não é tão valorizada quanto o Ouro, mas, mesmo assim, conta com um valor de mercado bem atrativo. Somado a tudo isso, ela também acaba se tornando uma saída viável para aqueles que querem aumentar a sua exposição em carteira aos metais preciosos, mas que não contam com tanto capital para investir.

Diamante

Por último, mas não menos importante, temos o Diamante. Sendo um dos metais mais preciosos do mundo, o Diamante é um sinônimo de luxo, riqueza e escassez. De forma semelhante ao Ouro, vemos que o Diamante é um metal muito escasso e valorizado. Em nosso dia a dia, conseguimos acabar encontrando o diamante em joias e em outras peças decorativas luxuosas, como lustres, por exemplo. Sobre os investimentos em diamantes, vemos que eles ainda não são tão populares, mas ainda sim há formas de se expor a este metal precioso. Contudo, depois de conhecer os três principais metais preciosos que temos no mercado, vemos que há uma dúvida grande em relação a valer ou não a pena investir nesse tipo de ativo.

Vale a pena investir em metais preciosos?

De forma clara, vemos que a escolha de investir ou não nesta classe de ativo vai depender muito do seu perfil como investidor. Se você é um investidor que, de uma forma clara, se sente confortável em investir em metais e acredita que esse tipo de ativo é uma proteção de carteira, vemos que sim, pode valer muito a pena. Contudo, é sempre preciso ter um alinhamento de mentalidade para conseguir ter uma visão clara de que os metais tendem a não ser ativos com uma variação de preço muito elevada - nem positiva, nem negativa. Com base nisso, para aqueles investidores que são mais arrojados, buscando por grandes saltos ou quedas nos ativos, com certeza os metais não são os melhores investimentos - afinal, eles não tendem a ter "explosões" no preço. Sendo assim, tudo dependerá do seu objetivo como investidor e da sua mentalidade em relação aos investimentos. Portanto, a nossa sugestão é que você faça uma análise do seu perfil como investidor e veja se faz ou não sentido.

Quais são as principais maneiras de fazer um investimento em metais?

Agora que você já sabe se vale ou não a pena, iremos mostrar quais são as principais maneiras que temos hoje de investir em metais. Dessa forma, com base nessas três sugestões, você consegue ter uma noção do veículo de investimento que mais fará sentido para você.

ETF

Como primeira forma de fazer este tipo de investimento, vemos que existem ETFs que, de forma direta, acabam lhe expondo a investimentos em metais, como o Ouro, por exemplo. Nesse caso, hoje, no mercado, existem ETFs que são focados em Ouro e em outros metais. Falamos muito do Ouro porquê ele é o metal precioso que encontramos com mais facilidades nesses ETFs de investimentos, mas existem outros. Como exemplo de ETF que, de forma indireta, lhe expõe ao Ouro, temos o Gold11. Lembrando sempre que nada que estamos falando aqui é uma recomendação de investimentos, mas sim um conteúdo que tem como propósito lhe instruir em relação a esse formato de investimento.

Ativos Diretos

Uma outra forma de investir nesses metais é através de forma direta, comprando os ativos diretamente. Essa não é uma maneira que lhe recomendamos porque, além de não ser prática, afinal, você terá que comprar fisicamente o ativo, ainda envolvem vários riscos - afinal, em muitos casos, você estará manuseando o ativo. Portanto, pela falta de praticidade e pela complicação em realizar este tipo de investimento, consideramos que não vale tanto a pena investir de forma direta em metais preciosos. Mas, é sempre bom que você tenha em mente que é uma opção que existe.

Fundos

Como terceira e última alternativa, temos também fundos de investimentos que, de forma direta, contam com exposição ao Ouro. Nesse caso, além dos ETFs, que são fundos que replicam índices, tem esses fundos de investimentos que fazem aportes em ativos relacionados ao Ouro. Nesse caso, essa é uma forma de você acabar investindo neste metal precioso, mas sem precisar tê-lo fisicamente, o que com certeza deixa tudo mais simples e mais prático para você. Como sugestão, recomendamos que você faça uma análise de cada um dos três formatos de investimento e veja qual faz mais sentido para você.

Entendendo mais sobre o Ouro

Comentando um pouco mais sobre cada uma dessas opções de metais preciosos que destacamos antes, no caso:

  • Ouro;
  • Prata;
  • Diamante;

Queremos fazer uma breve análise de cada um deles. Iniciando pelo Ouro, vemos que, assim como comentamos antes, esse é um metal precioso que é sinônimo de segurança e proteção. Para termos uma ideia, para povos antigos, o Ouro era como se fosse o dólar nos tempos atuais. No caso, uma moeda considerada como forte e segura. Por sinal, se formos traçar uma comparação entre o Ouro e o Dólar, podemos ver que o dólar nem sempre foi uma das moedas mais fortes e, por motivos políticos e econômicos, sofreu com grandes altos e baixos. De uma forma diferente, o Ouro sempre se manteve em seus patamares de segurança e proteção. Até hoje, no mundo das joias, por exemplo, vemos que há um grande apreço pelas peças de Ouro - sendo reconhecidas por terem valor e escassez.

Análise da Prata

A Prata, assim como outros metais, conta com o fator da escassez. Esse é um ativo que, de uma forma ou de outra, é limitado. Diferente de uma moeda, que um banco central pode imprimir mais, não é possível fazer isso com este metal, tendo em vista que ele conta com uma limitação dada pela própria Natureza. Esse é o primeiro fator que faz com que a Prata seja considerada um ativo. Somado a isso, vemos que a Prata conta com um fator que a difere bastante do Ouro, que é a questão de ser muito utilizada no nosso dia a dia. Hoje, usamos itens de prata em nossas casas, em acessórios... Realmente é um metal muito utilizado. Dessa forma, com ele sendo utilizado em larga escala, a tendência é que, ao longo do tempo, ela vá ficando cada vez mais escassa.

Diamante

Como uma última análise, vemos que o diamante ainda não é um metal precioso tão difundido na Bolsa de Valores. Falamos isso porque, se formos olhar, não existem tantas opções para investir neste tipo de metal. Contudo, ainda sim existem alternativas para fazer investimento em diamante. Uma das alternativas mais práticas que você pode optar são aqueles ETFs que contam com exposição a diamantes. Essa é uma alternativa mais prática. Sobre o mercado de Diamantes em si, vemos que é um mercado que ainda não possui um conhecimento tão difundido, mas que, assim como outros metais preciosos, ele conta com artifício da escassez. Esperamos que este conteúdo tenha lhe tirado as suas dúvidas sobre metais preciosos. Antes de sair, confira também nossos últimos conteúdos. [Clique aqui para ver nossos últimos conteúdos]