Acionistas da Natura (NTCO3) aprovam incorporação; saiba o que muda

Mudança traz o fim da holding como entidade separada e revive a estrutura da original Natura Cosméticos

Author
Publicado em 25/04/2025 às 21:28h - Atualizado 6 minutos atrás Publicado em 25/04/2025 às 21:28h Atualizado 6 minutos atrás por Lucas Simões
Proposta foi aprovada por unanimidade pelos investidores da NTCO3 (Imagem: Divulgação)
Proposta foi aprovada por unanimidade pelos investidores da NTCO3 (Imagem: Divulgação)

💄 Os acionistas da Natura &Co Holding (NTCO3) aprovaram por unanimidade nesta sexta-feira (25) a proposta de incorporação da atual estrutura de negócios pelo formato original da Natura Cosméticos.

Conforme o documento apresentado ao mercado, a data de consumação que marca o fim da atual estrutura de negócios da NTCO3 pela volta da Natura Cosméticos ainda será discutida pelos conselhos de administração das companhias. Mas já dá para dizer que muitas coisas vão mudar para os investidores, após a reestruturação corporativa.

Primeiro que todo esse procedimento tem um custo estimado de R$ 400 mil, que justamente visa os esforços da Natura em enxugar custos e trazer mais clareza à governança, após anos marcados por desafios financeiros e operacionais, entre os quais a atabalhoada aquisição da gigante americana Avon há cinco anos.

Na sequência, todas as ações ordinárias NTCO3 serão convertidas na mesma proporção em papéis da Natura Cosméticos, que serão listados no Novo Mercado da B3 (B3SA3), o mais alto nível de governança corporativa da bolsa brasileira.

Como a Natura &Co integra o índice Ibovespa, os acionistas não terão direito de recesso — ou seja, não poderão vender suas ações de volta à empresa como forma de discordância da operação.

"Além de melhor, alinhar a governança com as prioridades do negócio, a incorporação resultará em uma estrutura mais eficiente e deve destravar valor para seus acionistas, especialmente ao viabilizar uma futura distribuição dos lucros da Natura Cosméticos S.A.", destacaram Guilherme Castelllan, diretor financeiro da NTCO3, e João Paulo Brotto, CEO da Natura Cosméticos S.A., quando a proposta foi apresntada aos acionistas.

➡️ Leia mais: Carteira Antifrágil: a estratégia que cresce em meio ao caos ganha força entre investidores brasileiros

Mudanças organizacionais na Natura:

Fábio Barbosa, atual CEO e membro do Conselho de Administração da NTCO3, após liderar a transição iniciada em 2022, deixará a função executiva e será nomeado Presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos S.A.

A sucessão na liderança do Conselho de Administração é apoiada pelos fundadores e acionistas controladores, que permanecerão no Conselho como membros e continuarão a contribuir para seu sucesso.

👥 João Paulo Ferreira continuará como CEO da Natura Cosméticos S.A. e assumirá assento no novo Conselho de Administração. Silvia Vilas Boas permanecerá como diretora financeira da Natura Cosméticos S.A. e, a partir de 25 de abril, assumirá também a função de diretora de relações com investidores.

Guilherme Castellan, atual diretor financeiro e de relações com investidores da NTCO3, decidiu deixar a Natura para assumir novos desafios profissionais. Sua transição vem sendo planejada há meses, e ele auxiliará João Paulo Ferreria e Silvia Vilas Boas com a transição até 12 de maio de 2025.

Guilherme Castellan fechaum ciclo de contribuições significativas para a Natura, especialmente na melhoria da estrutura de capital e simplificação das operações do grupo.

🔎 Após a incorporação, o grupo será liderado pelo Conselho de Administração da Natura Cosméticos S.A., que continua contando com a presença dos fundadores (Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos), Fábio Barbosa, Bruno Rocha, Duda Kertesz e Gilberto Mifano.

Além deles, o conselho também contará com um novo conselheiro independente, Alessandro Carlucci, que atuou como CEO da Natura Cosméticos S.A. no passado e o João Paulo Ferrerira.

Carla Schmitzberger, após um ciclo de contribuições importantes para a Natura, iniciado em 2016, deixará o Conselho de Administração após a Incorporação. A Companhia agradece a Guilherme Castellan e Carla Schmitzberger pela contribuição e dedicação à Natura