A empresa Spotify Technology S.A. é um serviço de assinatura de streaming de áudio global com presença em 93 países e territórios e mais de 155 milhões de assinantes dos seus serviços Premium.
As receitas da empresa são geradas a partir das assinaturas de clientes e campanhas de publicidade paga por empresas que desejam anunciar suas marcas e produtos na plataforma de streaming.
O Spotify transformou a maneira como as pessoas acessam e desfrutam de músicas e podcasts. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso a mais de 70 milhões de faixas, incluindo 2,2 milhões de títulos de podcast, por meio do Spotify quando e onde quiserem.
Serviços Premium: O serviço Premium oferece aos assinantes acesso ilimitado online e offline de alta qualidade ao catálogo de música e podcasts disponíveis no Spotify.
Os usuários podem se conectar ao catálogo por computadores, tablets e dispositivos móveis, os usuários podem se conectar por meio de alto-falantes, receptores, televisores, carros, consoles de jogos e dispositivos inteligentes.
O serviço Premium oferece uma experiência de audição de música sem intervalos comerciais.
Serviços de Anúncios: O serviço suportado por anúncios não tem taxas de serviço e oferece aos usuários acesso online limitado ao catálogo de músicas e podcasts disponíveis no Spotify.
Em contrapartida, a empresa gera receita nesse segmento anunciando produtos e serviços dos seus anunciantes aos usuários gratuitos da sua plataforma de streaming.
História da empresa
A história do Spotify começou em 2006, quando Daniel EK e Martin Lorentzon decidiram fundar a empresa em Estocolmo, na Suécia.
Em pouco tempo, o Spotify iniciou um processo de expansão da sua marca, chegando ao Reino Unido em 2009 e aos Estados Unidos em 2011, desde então a empresa expandiu os seus serviços para outras partes do mundo, incluindo o Brasil.
Por sua vez, em 2018, a empresa concluiu a listagem direta das ações ordinárias da Companhia na NYSE e deu início a um forte período de expansão e aquisições, destacando-se:
Aquisição da Anchor FM Inc. (“Anchor”), uma empresa de software que permite aos usuários criar e distribuir seus próprios podcasts, por um valor total de compra de € 136 milhões.
Aquisição da Gimlet Media Inc. (“Gimlet”), uma produtora independente de conteúdo de podcast, por um valor total de compra de € 172 milhões.
Aquisição da Cutler Media, LLC (“Parcast”), um estúdio de podcast de narração de histórias de primeira linha, por um valor total de compra de € 49 milhões.
Aquisição da Bill Simmons Media Group, LLC (“The Ringer”), um criador líder de conteúdo de esportes, entretenimento e cultura pop, por um valor total de compra de € 170 milhões.
Aquisição da Megaphone LLC (“Megaphone”), uma empresa de tecnologia de podcast, por um valor total de compra de € 195 milhões.
O Spotify está listado no setor de Tecnologia e categorizado na indústria de Serviços de Informática.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR S1PO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker SPOT.
Informações Complementares
A empresa Spotify Technology S.A. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 91,66 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 4,58 Bilhões.
Com um total de 5.584 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Serviços de Informática.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 15,64 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 502,10 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 182,56, um P/VP de 19,99 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR S1PO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker SPOT.