A Marcopolo é uma fabricante de ônibus e micro-ônibus para transporte urbano e rodoviário. O portfólio da companhia inclui projetos especiais como ônibus escolares e turísticos.
Na década de 1980 a empresa expandiu seu portfólio e em 1988 criou a Fundação Marcopolo. Em 1991 abriu uma escola de formação profissional. No ano de 1995 foi lançado o primeiro ônibus brasileiro de dois andares.
No ano de 2005 foi constituído o Banco Moneo S.A., instituição financeira focada no financiamento de produtos Marcopolo. Um ano depois, foi firmada uma joint-venture com a indiana Tata Motors, consolidando ainda mais seu processo de internacionalização.
A Marcopolo está classificada na B3 com ações ordinárias (POMO3) e preferenciais (POMO4). Ela também está presente no mercado fracionado (POMO3F e POMO4F).
HISTÓRIA DA MARCOPOLO
Fundada em agosto de 1949, a Marcopolo surgiu em Caxias do Sul (RS) com o nome de Nicola & Cia. Ltda. A empresa abriu suas portas com oito sócios e quinze funcionários e foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus.
Ainda em 1949, a empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola.
A primeira carroceria de aço veio em 1952. Em 1957, a empresa começou a construção da segunda sede, com 3.100 m², no recém loteado bairro Planalto. Próximo do fim da construção, a liquidez da empresa acabou. Para não paralisar a linha de produção, a companhia abriu o capital e formou uma sociedade anônima.
Nos primeiros anos da década de 1960 iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Bem. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. Em 1969 a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre. Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A.
Os anos 70 foram de forte crescimento. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A grande demanda aqueceu a empresa. Os novos ônibus vieram com inovações, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular.
Em 1978 a Marcopolo apresentava um dos primeiros articulados rodoviários brasileiros (modelo III com motor dianteiro de eixo avançado e central), que ficou em produção por quatro anos. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 m².
Com o slogan de lançamento Sistema Tecnológico de Transportes em março de 1983, as novas carrocerias de ônibus, tanto para o segmento rodoviário quanto para o urbano foram inauguradas. É lançada a nova linha de produtos, que inclui os modelos Torino, Viaggio e, no início do ano seguinte, o Paradiso. O primeiro foi lançado para substituir a linha Veneza II (de 1974) e era quase idêntico ao modelo Sanremo II, sendo um dos modelos inspirados no Projeto Padron, iniciado em 1978 e que incluía também o modelo Sanremo.
O Viaggio era basicamente o aperfeiçoamento do modelo III, mantendo portanto as mesmas características, pois até os sistemas dos faróis dianteiros tinha a mesma disposição, posicionado no para-choque, com dois bojos de faróis de cada lado. Já o último era uma novidade por ser o primeiro Hi-Deck (HD) da empresa, provavelmente inspirado no Nielson Diplomata 380, que tinha altura e design similares. O modelo foi e é produzido em diferentes versões (alturas) e teve reformulações ao longo do tempo.
Em maio de 1988 foi criada a Fundação Marcopolo, objetivando a melhora na qualidade de vida dos funcionários da empresa e seus familiares, como também para colaborar no desenvolvimento social de crianças e adolescentes, nas regiões onde a empresa atua.
No ano de 1992, foi lançada a geração 5 ou V (GV), dois anos depois o modelo Low driver (LD), que consiste em um habitáculo do motorista abaixo do salão dos passageiros. Em 1995, o modelo Double decker (DD), que tem um salão maior no segundo andar e menor no primeiro, integrado com o habitáculo do motorista. Com propostas quase inéditas no mercado nacional.
Em 1996 e 1997 a empresa recebe o certificado ISO 9002 e ISO 9001, respectivamente. Em 1998 é criada a Volare, empresa especializada na produção de micro-ônibus. No mesmo ano é lançada o modelo de ônibus urbano pesado, denominado Viale, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da empresa.
A empresa adquiriu 49% da Ciferal em julho de 1994. Com isso a Marcopolo passou a fabricar seus produtos também no Rio de Janeiro, no mesmo ano a empresa completa 50 anos e cria a sua subsidiária no México, a Polomex S.A. de C.V. Em março de 2001 a Marcopolo passa a deter 100% da Ciferal. e transforma a fábrica de Xerém numa segunda unidade de produção de ônibus da Marcopolo.
Em Julho de 2007 a Marcopolo se associa com a maior fabricante de espumas de Poliuretanos moldados do mundo, a Woodbridge Foam Corporation, fundando assim a WSul Espumas. Iniciou-se então a fabricação das próprias espumas de Poliuretano para 100% dos assentos de seus carros. Em 2010 lança a Geração 7, G7, que passou a ser um marco mundial na qualidade e conforto de seus assentos.
Em novembro de 2015, a Marcopolo assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus, que detinha 12% de participação no mercado. Alguns anos mais tarde, em 2019, o Grupo Marcopolo anunciou a criação da Marcopolo Rail, fabricante de trens do grupo, apresentando projetos para transporte hectométrico, VLT e teleférico. Atualmente a empresa possui fábricas nos cinco continentes e comercializa para mais de 100 países.
Informações Complementares
A empresa MARCOPOLO, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 9,90 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 3,87 Bilhões.
Com um total de 18.083 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Bens Industriais e no segmento Material Rodoviário.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 7,98 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 1,18 Bilhão.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 6,98, um P/VP de 2,10 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da MARCOPOLO ficou em 7,67% .